O que é meditar e como começar a praticar

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

“Meditar vai melhorar a sua vida. Eu medito todos os dias. Depois que comecei a meditar a minha vida mudou. Hoje sou uma pessoa melhor graças a meditação.” Essas e outras frases são comuns de pessoas que começaram a meditar e se redescobriram, mas ainda fica a dúvida para aqueles que ainda não começaram a praticar: afinal, o que é meditar?

Nesse post você vai enfim descobrir o que é meditar e também aprenderá como começar a praticar. Vamos lá?

O que é meditar

É estar presente. Vivenciar cada dia, cada hora e cada minuto da sua vida como um todo.  É caminhar, conversar, comer, respirar, enfim, viver consciente. Sabendo que você é responsável por aquilo que pensa.

Em partes o mundo moderno tem facilitado a nossa dispersão do momento presente. Estamos atarefados, com pressa, pensando no amanhã. No próximo lançamento, no próximo almoço, na próxima conversa e até mesmo na próxima vida. A consequência? Deixamos de viver o agora.

Algumas associações ainda são comuns quando falamos sobre meditação, por exemplo, meditar é silenciar os pensamentos.

O que querem dizer com o silêncio dos pensamentos não é o silêncio que estamos habituados, é colocar-se na posição de observador e praticar a auto-observação. É deixar que os pensamentos surjam, mas sem se apegar a ele. Acredito que isso traduza um pouco o que é meditar.

Qual o objetivo da meditação

Meditar é uma experiência individual, cada um vai descobrir qual a sua maneira ideal de meditar e irá experienciar todo o processo meditativo de forma muito particular e também de acordo com os seus objetivos.

Existem pessoas que utilizam da meditação para dormir melhor, antes de uma reunião ou evento importante, para relaxar durante um voo, aliviar dores emocionais, reduzir o estresse, etc.

Têm aquelas pessoas que transformam em hábito, e com isso absorvem ainda mais os benefícios da meditação.

O objetivo principal da meditação é a presença e a consequência dela é: a felicidade, a resiliência, a autorrealização, a tranquilidade, o autoconhecimento e muito mais. Porém, você só irá descobrir o que é meditar se começar, se sentir que precisa dar o primeiro passo.

Dicas para começar a praticar

Não existem muitos segredos para começar, mas existem algumas dicas que facilitam a prática, como:  

  1. Aceitar os seus pensamentos: não crie expectativas, os seus pensamentos não irão sumir de uma hora para a outra. Você irá aprender a observá-los e a não se apegar a eles;
  2. Estabelecer uma rotina: para começar a perceber os benefícios da prática é preciso praticar diariamente. Uma sugestão é praticar uma meditação matinal para começar o dia bem;
  3. Encontrar a sua técnica: existem diversos tipos e técnicas de meditação. Explore esse universo e descubra qual a que faz mais sentido para você.

Quando em uma conversa surge a oportunidade de indicar a meditação para algum amigo que nunca meditou, sempre indico a meditação guiada Samavritti Pranayama, disponível no Zen app.

Uma técnica de respiração que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer momento. Essa técnica em especial é ótima para as pessoas que estão sofrendo com a ansiedade ou estão enfrentando situações estressantes e que precisam se acalmar.

SAMAVRITTI PRANAYAMA [OUVIR AGORA]

tela da meditação Samavritti Pranayama do Zen app para quem quer aprender o que é meditar

E é certeiro, depois de alguns dias a pessoa volta para me agradecer, dizer que fez a diferença e se mostra interessada ainda mais sobre o que é meditar e como ela pode aprender mais.

Depois disso, sugiro que ela comece o Programa 21 dias de meditação, guiado na voz da cofundadora do Zen, Juliana Goes. É um programa incrível para transformar a meditação em hábito.

A cada dia a meditação aumenta 1 minuto, para que seja o mais confortável para quem o pratica. Ser guiado na voz serena da Juliana também é algo que conta bastante, principalmente porque ela estará durante todo o programa lhe motivando a cada nova meditação. Experimente, vale muito a pena!

PROGRAMA 21 DIAS DE MEDITAÇÃO [COMEÇAR AGORA]

tela do Programa 21 dias de meditação do Zen app para quem quer aprender o que é meditar

Ainda não conhece o Zen app? Aproveite para baixar agora mesmo! São centenas de meditações guiadas, reflexões, programas e ferramentas exclusivas que vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal e emocional. Disponível para iOS e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!