Bastidores Zen App: a importância da auto-observação

Por Zen App

Tempo de leitura: 6 minutos

A auto-observação desevolve qualidades importantes que contribuem para nosso bem-estar e desenvolvimento pessoal. É através dela que conseguimos ter mais presença e tranquilidade durante o nosso dia. Além de ser uma forma de compreender se estamos seguindo a rota adequada de nossas vidas. 

Alias, essa foi uma das formas que fez com que o Rafael Vercosa recalculasse sua rota e seguisse o seu chamado, saindo do mundo corporativo para se tornar professor de Yoga em São Paulo, sendo inclusive um dos professores do Mahamudra Brasil

E é através desse novo caminho que ele pode compartilhar com ainda mais pessoas todo o seu conhecimento. Inclusive com os assinantes do Zen app, que já podem praticar uma de suas meditações disponíveis, como a “Auto-Observação“.

Uma meditação que nos guia em direção ao nosso interior. Tranquilizante a nossa mente para encontrar a nossa paz no aqui e agora. Simples, mas cheia ensinamentos, assim como a história do Rafael, que vamos conhecer um pouco agora. Continue lendo!

Bastidores Zen App

Essa é a primeira de uma série de entrevistas para compartilhar um pouco mais sobre a jornada de vida dos produtores de conteúdo do Zen app. São histórias inspiradoras e reais, de pessoas que encontraram o seu propósito ou estão em constante transformação. Vamos lá?

Perfil

Me chamo Rafael, sou natural de Salvador – Bahia, tenho 29 anos e sou professor de Yoga em São Paulo. Tenho formação acadêmica em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, área em que atuei até o final de 2016.

Comecei a praticar o Yoga em meados de 2012, que foi quando tive o primeiro contato com os asanas (posturas de yoga) e, junto com outras atividades físicas, foi a forma que eu usava para buscar melhorar o condicionamento físico, ter mais equilíbrio e qualidade de vida.

A importância da auto-observação 

Desde que iniciei no caminho do yoga e comecei a mergulhar nos aspectos de meditação, a primeira experiência de total estado de presença foi com a auto-observação.

É através da auto-observação que você desenvolve qualidades como: concentração, equanimidade, foco, presença e etc. Aspectos fundamentais para poder criar um terreno propício de aprofundamento em busca de um estado meditativo.

O corpo é a âncora para desenvolver a equanimidade, que auxilia a pessoa durante a prática a não ser desviado do seu foco por conta dos seus sentidos, facilitando o estado de meditação.  

Estado que trará também mais consciência para o seu dia a dia, diminuindo o sofrimento, evitando que você seja influenciado pelos seus sentidos, pensamentos e situações externas.

AUTO-OBSERVAÇÃO [PRATICAR AGORA]

tela da meditação guiada para auto-observação do Zen app

O início da jornada 

Tudo começou quando a minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama – hoje ela está bem, saudável e cheia de vida – foi um período delicado em família. A fé dela foi fundamental para passar por esse momento e acreditar na vida, e tudo isso mexeu bastante comigo.

Éramos uma família de católicos não praticantes e a curiosidade por entender essa força que vinha de dentro me direcionou em uma busca por mais compreensão pelo mundo do eterno.

Nessa busca estudei diversas religiões, até me deparar com as religiões e filosofias orientais. Dentro deste mundo, o conceito do equilíbrio do corpo, mente e espírito como meta para autorrealização me chamou muito a atenção.

Entendi que deveria cuidar desses três aspectos. Então, comecei essa jornada iniciando atividades que pudessem trabalhar isoladamente ou de forma integrada esses pilares.

O Yoga foi uma dessas atividades. Entendo que em nenhum momento foi mero acaso, sempre houve dentro de mim um chamado que despertou a minha curiosidade e me trouxe até aqui.

Rafael Vercosa meditando


Abandonando a área corporativa para seguir o seu chamado

Aos poucos a prática de Yoga – inclui-se a meditação também – foi ganhando cada vez mais espaço na minha preferência e na minha rotina. Eram nítidos os resultados a nível físico (consciência corporal, flexibilidade, mobilidade e etc) e a nível mental e emocional (calma, concentração, equilíbrio emocional e mental, coragem, segurança).

A mudança para São Paulo ainda por conta do mundo corporativo favoreceu o aprofundamento no Yoga e na meditação. Tanto por uma necessidade emocional como pela vasta variedade de práticas e cursos que podem ser encontrados na cidade.

Até determinado momento me senti realizado na área corporativa. Mas aos poucos aquela vida acelerada, recheada de competitividade e de excessos passou a não fazer mais sentido.

Já não me sentia mais encaixado naquele local e percebi que não era eu mesmo quando tentava assumir um papel para fazer parte daquele mundo.

Senti que estive ali o tempo necessário e era hora de seguir em uma nova jornada. A palavra “realização” ganhou um novo significado, e tinha mais a ver com o coração do que com posses e títulos.

Então, o chamado para esse aprofundamento foi tanto que ao final de 2016 decidi trocar a vida corporativa para me dedicar por completo ao Yoga, e compartilhar os aprendizados diários de forma a ajudar as pessoas tanto quanto fui ajudado por tantos outros professores que cruzaram a minha vida.

Inspirações

Meus pais são as minhas maiores inspirações.

O mestre Sri Prem Baba foi e ainda é uma base sólida nos meus processos de autoconhecimento que me trouxeram até aqui. Meus mestres de Yoga Pedro Moreno e o Pedro Franco (Premananda Yoga School) com quem aprendi e sigo aprendendo todos os dias.

E todos os grandes mestres e amigos que através de livros, cursos e/ou convivências diárias me ensinam e ajudam a tornar-me um ser humano melhor a cada dia (a eterna busca de um Yogi).

Um conselho a quem quer começar a meditar 

Bom, se você chegou até aqui e está lendo essa entrevista é porque já deu um grande passo. Certamente já pratica meditação ou já está iniciando. O conselho que vos dou é: se libertem de toda expectativa ou desejos quando se sentarem em silêncio, e abram o coração para a experiência de conexão consigo.

Se você tem ainda têm dificuldades, estude, pesquise e aprofunde nas técnicas, busque conhecer o que é meditação e como as diferentes técnicas podem ajudar no seu desenvolvimento. Entenda que a técnica é apenas um caminho que te leva a um estado, um estado meditativo. E que não importa o caminho, todos levam a um mesmo lugar.

Seja paciente, resiliente e calmo consigo ao percorrer esses caminhos, nenhum é igual ao outro, nem melhor nem pior. Nem mesmo a sua meditação da manhã será igual à da noite, e está tudo bem.

Apenas desfrute desse tempo dedicado a si mesmo, sem cobrança e sem exigências. Se esforce para se permitir esse contato diário, nem que seja por apenas 1 minuto do seu dia.

O mundo se tornará um lugar melhor se você se tornar melhor também. Uma gota de luz em um oceano já o torna mais luminoso.

Onde encontrar o Rafael Vercosa

Dou aulas na Mahamudra Brasil, trazendo o Yoga para os alunos em aulas regulares. Complementando os treinos convencionais com pequenas pílulas que compõem o método, sendo o Yoga parte fundamental.

Participo de um projeto de Yoga de Graça chamado MahaKarma Yoga SP idealizado pelo Pedro Franco e em atividade pela Premananda Yoga School, onde professores se revezam para oferecer aulas de graça todas as terças e quintas 19h30 e sábados as 9h30 no Parque Ibirapuera na Serraria Portão 7.

Além disso, dou aulas regulares de Yoga nos espaços Jiwa Body Mind no Itaim as terças e quintas 20h30. E no Espaço Una Yoga em Pinheiros as segundas e quartas 12h30.

Também faço parte do projeto Práticas de Yoga que oferece aulas gratuitas online para quem mora em locais que não possuem estúdios ou estão em viagem ou sem tempo de ir até uma escola.

A minha página @rafavercosa.mbt é um projeto profissional com intuito de compartilhar conhecimentos e sabedorias que transformam a minha vida todos os dias.

tela com play da meditação guiada para Auto-Observação do Zen app


Aproveite para baixar o Zen app e descobrir mais meditações do Rafael Vercosa e de outros produtores de conteúdo.

São centenas de meditações, além de vídeos, reflexões e ferramentas como a Terapia! Os conteúdos irão ajudar você a desenvolver o equilíbrio emocional e a  encontrar o seu propósito.

Disponível para iPhone e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!