Equilíbrio Emocional: Saiba como melhorar!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Este é um assunto delicado e, aparentemente, difícil de entender e de obter. O equilíbrio emocional não é algo que se alcança em um dia, em uma semana ou em um mês. Na verdade, dificilmente alguém irá alcançar sua plenitude de imediato.

O mais provável é que, ao longo da vida, a gente evolua um pouco neste quesito deixando para trás, cada vez mais, a imaturidade, nosso desequilíbrio emocional.

É importante frisar que amadurecer emocionalmente não consiste em um ato ou sentimento específico e, sim, num conjunto de atos e sentimentos que colocamos em prática a cada oportunidade que temos. Falhar é normal e compreensível – o importante e o válido, aqui, é tentar.

Quando tentamos, aos poucos vamos adquirindo cada vez mais o tão almejado equilíbrio emocional. Responsável por nos auxiliar a lidar com diversas áreas da nossa vida, tanto profissional quanto pessoal.

Pensando em maneiras de ajudar a melhorar o seu equilíbrio emocional, escolhemos 3 dicas essenciais que você confere logo abaixo:

1. BUSQUE CONTROLAR OS SEUS IMPULSOS

Diante de uma situação de pressão, quando nos sentimos acuados é normal que a nossa primeira reação seja agir por impulso. Quantas vezes você se arrependeu de ter agido por impulso? Por ter dito alguma coisa em pensar, sem analisar as consequências? O quanto essa sua ação causou ainda mais problemas?

A busca pelo controle dos impulsos é algo que deve ser realizado diariamente. A maneira mais prática e segura é utilizar a meditação para aliviar o sentimento de impulso que te arrebata a cada vez que acontece algo do qual não gosta – ou quando algo não sai como gostaria.

Respire fundo, e pratique a meditação guiada Enfrentando um Desafio e entenda que você não está sob o controle de nada, de que não tem este poder, mas que é possível agir de maneira diferente e equilibrada nessas situações.

tela da meditação guiada enfrentando um desafio do zen app para equilíbrio emocional

2. ANALISE A SITUAÇÃO DE MANEIRA GERAL

Ao controlar os impulsos, você ganha espaço para pensar melhor sobre a situação. É importante que você analise o situação quando ele surgir e veja, dentre todas as soluções que lhe ocorre, qual delas é melhor para você e para todos.

Analise, também, se você foi um possível causador desta circunstância e, em caso afirmativo, o que você pode fazer para evitar que isto ocorra novamente. Não encare as situações e as atitudes das pessoas pensando apenas nos próprios benefícios e prejuízos; todos, de alguma forma, são afetados pelas circunstâncias.

Entenda que cada um tem um modo de ver as coisas e que o egoísmo nessas horas só prejudica. Se há uma resistência em compreender a situação, experimente praticar a Auto Investigação. Será que não há algo ai dentro de você que está te bloqueando?

tela da meditação guiada auto investigação do zen app para ajudar no equilíbrio emocional

3. DESENVOLVA A SUA CRIANÇA INTERIOR

Pode acontecer que a base do seu desequilíbrio emocional seja a sua postura, muitas vezes infantil diante das situações. Muitas vezes, sem que percebamos, agimos como crianças mimadas quando algum problema surge, quando alguém age de maneira inesperada ou quando alguma situação toma um rumo ou uma proporção que não desejávamos.

Lembre-se: não temos o controle de nada. Aceite que, na vida, as coisas acontecem das formas como tinham que acontecer e a grande barreira que enfrentamos é aprender a lidar com as adversidades da melhor forma que conseguirmos.

Aceite que errar é humano e que tanto você, quanto as demais pessoas podem errar. O sucesso do seu equilíbrio emocional está em aprender com o erro e buscar evoluir a partir disso. Não se rebele contra as circunstâncias ou fuja delas, como uma criança mimada. Encare-as, enfrente-as e faça o seu melhor – tanto para si mesmo, quanto para o outro, dentro do possível.

Baixe agora mesmo o Zen para descobrir novas maneiras de melhorar a sua qualidade de vida através da meditação. Disponível para Iphone e Android! 

Aproveite para ler: Saúde de buda, do co fundador do Zen, Crica Wolthers.

1 comentário
natália
24/06/2019 às 14:58

Não baixei o app mas só de ler essa introdução, já me ajudou de uma forma tremenda. Obrigada ♥

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!