Autorrealização: o que é e como despertar!

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Em determinado momento de nossas vidas nos questionamos sobre as nossas escolhas, se estamos no caminho certo e se em algum momento iremos conseguir de fato sentir a autorrealização.

Vivemos diariamente procurando ser pessoas melhores, ao menos em algum aspecto de nossa vida. Temos um desejo interno que nos move, que nos diz que precisamos ir em busca de algo, mesmo que a gente não saiba exatamente o que isso realmente representa.

Para saber mais sobre a autorrealização ou descobrir o que é esse sentimento ou sensação de que falta algo e de que precisamos nos mover, continue lendo!

O que é autorrealização 

É quando conseguimos sentir a plena felicidade em todos os aspectos de nossa vida, tanto pessoal quanto profissional.

O termo foi empregado por Maslow, e pode ser definido como a nossa vontade interior de sempre estar buscando evoluir e se desenvolver. Ela está diretamente ligada ao autoconhecimento e a nossa autoconfiança.

Quando compreendemos quem somos e estamos alinhados com o nosso propósito ou com aquilo que desperta o nosso melhor em todos os sentidos, podemos dizer que estamos em um nível de autorrealização.

A hierarquia das necessidades básicas  

Abraham Maslow foi um psicólogo americano que estudou sobre a teoria das necessidades humanas. Para ele, a felicidade não tem relação com algo material, e sim com algo mais sutil e que para alcançar o seu máximo potencial é necessário passar por alguns níveis.

Esses níveis são popularmente conhecidos como a “Hierarquia das necessidades básicas” ou “Pirâmide de Maslow”.

Ao todo são cinco níveis, sendo o nível mais alto a autorrealização que é o único nível de motivação existencial. Os outros quatro níveis são de motivação por deficiência, que são:

  • Necessidades fisiológicas: que se referem a sobrevivência e envolve a necessidade de alimento, água, sono, abrigo e etc.
  • Necessidades de segurança: que dizem respeito a nossa proteção, a proteção da nossa propriedade e comunidade, contra ameaças ou privação.
  • Necessidades sociais: que são constituídas pelo nosso relacionamento com outras pessoas, as amizades, o afeto, amor e etc.
  • Necessidades de estima: que inclui a autoconfiança, necessidade de aprovação e respeito, o prestígio, o status, o desejo de força e adequação, independência e etc

Quando as pessoas chegam ao quinto nível elas começam a desenvolver todo o seu potencial, de forma que elas sentem que estão vivendo em sua totalidade.

Se não conseguimos desenvolver os quatro níveis de motivação por deficiência, isso pode ocasionar em depressão. A pessoa também pode se sentir sem esperança, com certo grau de cinismo e até alienação.

Características de uma pessoa que despertou a autorrealização

Quando olhamos para a hierarquia de necessidades de Maslow, começamos a tentar descobrir em qual nível estamos, e logo em seguida nos questionamos sobre como vamos descobrir se já estamos praticando a autorrealização em nossa vida ou não.

Existem algumas características que são comuns em pessoas que atingem o quinto nível, são elas:

  • Melhor compreensão sobre a vida;
  • São pessoas resilientes;
  • Possuem a infinita capacidade de amor e aceitação, não apenas com si mesmo, mas também com o outro;
  • Respeitam e valorizam os momentos em sua própria companhia, assim como aproveitam a companhia de outras pessoas;
  • Estão alinhados com os seus valores e objetivos pessoais;
  • Possuem senso de humor;
  • Transmitem suas emoções de forma libertadora e equilibrada. Também compreendem de forma mais natural e acolhedora os sentimentos de outras pessoas.

Como despertar a autorrealização

A autorrealização, apesar de ser o nível mais alto, assim como os outros precisa ser trabalhado diariamente. Algumas pessoas chegam a esse nível, mas não conseguem fazer com que dure porque acham que não precisam mais ansiar por nada.

Em algum momento você pode ter se sentido autorealizado, nem que por alguns instantes. Se parar para analisar, conseguirá perceber que talvez você não se sinta mais realizado porque parou de buscar ser melhor.

E para despertar a autorrealização é preciso, além de atender as necessidades básicas, também:

E a melhor ferramenta para desenvolver esses aspectos, é através da meditação.

A meditação como ferramenta para a autorrealização.

Os benefícios da meditação são inúmeros, principalmente quando falamos sobre a autorrealização. É através da meditação que vamos conseguir ter um olhar diferenciado para nós mesmos, e vamos compreender qual o nosso propósito e em qual sentido a nossa caminhada deve fluir.

Além de trazer mais foco, plenitude, tranquilidade, reduzir a ansiedade e o estresse do dia a dia, a prática da meditação também vai servir como base para que todas as nossas outras necessidades também estejam alinhadas.

Para que a meditação se torne um hábito e você possa usufruir de todos esses benefícios que estarão ao seu lado durante esse processo, recomendo que pratique a meditação guiada Alcance a Serenidade.

Todos nós temos uma fonte inesgotável e única de serenidade, que nos ajuda na libertação de mágoas e tensões, traz mais calmaria e preenche o nosso ser com o amor inesgotável.

Experimente praticar como uma meditação matinal, dessa forma você começará seu dia sentindo mais confiança e felicidade.

ALCANCE A SERENIDADE [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada Alcance a Serenidade, disponível no Zen app para a autorrealização

Lembre-se: você nunca irá parar de crescer, sempre existirá a oportunidade de ser alguém melhor, de se transformar e ir atrás de novos sonhos e objetivos pessoais.

Permita que a autorrealização faça parte de todos os seus dias. Todos nós temos um potencial gigantesco e estaremos sempre em busca de nos desenvolvermos cada vez mais.

Aproveite para baixar o Zen e descobrir novas meditações que vão ajudar você nesse processo de constante transformação! Disponível para Android e iOS.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!