Como meditar: conheça 6 livros interessantes sobre meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem interesse em meditação e deseja aprimorar seus conhecimentos sobre essa prática, estudar e ler livros a respeito do assunto podem ser as maneiras mais eficientes de entender a forma que ela funciona, conhecer seus inúmeros benefícios para a mente, corpo e saber como meditar de forma eficaz.

Desse modo, você pode se sentir incentivado a começar a meditar diariamente e mudar seu estilo de vida para melhor. Ficou interessado em conhecer alguns dos principais livros sobre a meditação? Então, acompanhe a leitura para conferir!

1. Meditação: A Perfeição-Homem na Satisfação-Deus — Sri Shinmoy

O texto central do livro foi retirado dos ensinamentos, de respostas e palestras dadas pelo Sri Shinmoy. Ele é recomendado tanto para aqueles que ainda são iniciantes no assunto, quanto para os que desejam se aperfeiçoar na prática.

O livro é considerado o manual da meditação, pois apresenta diversas técnicas, que vão desde exercícios respiratórios até meditações guiadas. Aborda assuntos como concentração, contemplação, mantras, mestres espirituais e muito mais!

2.Plena atenção: O caminho para a imortalidade — Ajahn Sumedho

Ajahn Sumedho — um importante e influente monge budista — aborda no livro a arte de meditar, ou seja, ter atenção plena no momento, viver cada instante sem fazer comparações, julgar e outras coisas que nossa mente está acostumada a fazer diariamente, sem parar e sem nem ao menos perceber que faz.

Esse exemplar é escrito de forma clara e objetiva, o que proporciona ensinamentos e reflexões sobre a meditação budista. Dessa maneira, você pode aprender a estar presente na vida ao dar atenção para seus sentimentos, ações e pensamentos, a fim de melhorar a qualidade de vida e alcançar o autoconhecimento.

3. Viva melhor: Meditação — Bill Anderson

Esse livro é baseado em princípios de tradições tibetanas, japonesas e indianas. Ele traz citações incríveis para fazer você refletir, mostra a visão de diferentes culturas frente à prática da meditação, além de apresentar inúmeras técnicas para meditar, gerenciar o estresse, controlar a respiração, entre outros aspectos.

Também assimila o ato de meditar diariamente a uma vida plena, com direito à mudança de hábitos prejudiciais, controle de instintos, melhora na qualidade de vida e bem-estar. Tudo isso em apenas 128 páginas!

4. A mente serena: Uma nova forma de pensar, uma nova forma de viver — S. Ema. Gyalwa Dokhampa

Nesse livro, o autor nos guia em um caminho de entendimento sobre nós mesmos, o que fazemos e por quais motivos fazemos. Além disso, os esclarecimentos não se limitam apenas a isso, eles englobam uma compreensão acerca dos que nos rodeiam. A partir daí, também podemos compreender que o necessário para mudar nossa situação é a atitude.

5. Aprendendo a silenciar a mente — Osho

Osho é bastante conhecido por livros que trazem reflexões de questões diárias, e nessa obra não poderia ser diferente. O livro traz “traduções” de definições espirituais e filosóficas, ou seja, formas simples de interpretar esses conceitos essenciais.

É uma leitura gratificante que se mostra como uma excelente opção para iniciar os estudos sobre o tema e seguir uma jornada de autoconhecimento, espiritualidade e contato com a prática da meditação.

6. A alegria de viver — Yongey Mingyur Rinpoche

Nessa leitura, o mestre budista Yongey Mingyur Rinpoche explica como funciona a prática da meditação e apresenta um parâmetro de pesquisas que indicam essa atividade como uma possível chave para despertar ações cerebrais que estão relacionadas com a compaixão e felicidade.

Portanto, para conhecer mais sobre a meditação e aprender como meditar, você pode incluir esse exemplar em seu dia a dia. Assim, seu corpo e mente se beneficiam com a redução do estresse e ansiedade, aprimoramento do autoconhecimento, melhoria nas relações sociais, noites de sono mais agradáveis e outras questões que podem mudar sua maneira de viver e enxergar o mundo.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os livros que falam sobre a prática da meditação? Então, compartilhe este post nas redes sociais para que outras pessoas possam conhecê-los também!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!