É preciso falar sobre saúde mental no trabalho: por onde começar?

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos, não dá para negar: ainda existe um estigma quando o assunto é saúde mental.

Principalmente no ambiente de trabalho. 

Isso acontece porque, para muitas pessoas, ainda é difícil falar abertamente sobre problemas de saúde mental com líderes e até mesmo entre os colegas de trabalho. Só para ilustrar, uma pesquisa feita pela Capita People Solutions levantou que 49% dos profissionais não acreditam que seus líderes saberiam agir em uma conversa sobre o tema. Como consequência, 37% não se sentem  confortáveis em assumir que o motivo de um afastamento foi os cuidados com a saúde mental e 55% têm medo de tirar até dias de folga para se cuidar. 

Em outras palavras, muitos profissionais preferem esconder problemas como, por exemplo, ansiedade e depressão. E, a longo prazo, isso pode ser avassalador. Por isso, é importante trabalhar para mudar esse cenário de medo. 

O tabu da saúde mental no ambiente de trabalho

Desde a pandemia de covid-19, a saúde mental se tornou uma pauta mais presente entre gestores e profissionais de RH. Com isso, tanto os benefícios flexíveis quanto as soluções mais voltadas para esse tema têm ganhado espaço nos últimos anos. Mas, a adesão dos colaboradores ainda é um ponto sensível. 

Não é que eles não precisem. São questões como:  

  • Dificuldade de aceitar que precisam de ajuda
  • Ausência de tempo em meio à rotina
  • Não entender que é importante cuidar da saúde mental 
  • Medo de serem estigmatizados e perderem futuras oportunidades por isso

Na Inglaterra, por exemplo, dados mostram que pouco mais de 10% dos trabalhadores utilizaram os programas oferecidos pelas empresas em 2021. Em comparação com os anos anteriores, houve um crescimento. Mas, ainda está longe do ideal.  

No Brasil, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 42% dos brasileiros relatam já ter sofrido assédio moral no trabalho. Também constatou-se que 24% dos trabalhadores já precisaram se afastar por estresse, porém menos da metade dos afastamentos tiveram registros relacionados à saúde mental. E, ainda assim, esse é o terceiro motivo que mais afasta brasileiros do trabalho.

Saúde mental em pauta

Em resumo, a solução para esse problema é levar a pauta da saúde mental para a rotina corporativa durante todo o ano. Deixar claro que o uso dos benefícios é incentivado pelas lideranças e não é um fato prejudicial. 

Sabendo disso, o Zen App – solução completa de bem-estar para empresas e pessoas – oferece eventos para que seus parceiros possam começar esse diálogo. Em comum, os eventos sempre acontecem em horário comercial e pautam algum aspecto da saúde mental com algum especialista que faz parte do catálogo do aplicativo.  

Em abril, por exemplo, foram dois eventos apresentados pela professora Pri Mancini para os colaboradores da Betterfly. Cada um aconteceu em um período do dia, para que todos pudessem participar e aprender sobre a necessidade das pausas e da respiração consciente.

Veridiana Julião, assistente de conteúdos do Zen, conta que a cada novo evento com parceiros a adesão aumenta. O que mostra que é necessário persistir para colher frutos. Outro ponto importante, segundo ela, é a participação dos líderes nos eventos. 

Como começar a falar de saúde mental

Se a sua organização ainda não está pautando a saúde mental, o primeiro passo é entender qual o cenário: Há um ambiente acolhedor? Como é o processo seletivo e a chegada de novos talentos? Os benefícios estão alinhados com essa necessidade? Os líderes estão preparados para esse assunto? 

Com base nas respostas, você entenderá por onde começar. 

Mas, se precisar de ajuda, conte com o time de especialistas do Zen App para implementar uma solução rápida e eficiente entre seus colaboradores 🙂 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!