Porque você deveria respirar mais e com mais consciência

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando nascemos, o nosso primeiro movimento é inspirar. 

Não há melhor maneira de mostrar a importância que o respirar tem em nossas vidas. E foi exatamente assim que Camila Kaziyama, professora de yoga e meditação do Zen App, começou sua participação na 1ª semana de saúde e bem-estar da Betterfly. A convite da empresa, que é parceira do Zen, a professora ministrou uma palestra online para seus beneficiários – que podem acessar o Zen gratuitamente através da plataforma da Betterfly – focada em falar sobre saúde mental. 

“Existem estudos que apontam que, para uma vida saudável, o ideal é respirar entre 28 e 30 mil vezes por dia. Mas que concluiu que, em geral, as pessoas respiram em média 12 mil”, explicou a professora. 

De acordo com ela isso acontece porque, normalmente, não temos consciência da nossa respiração. Respiramos apenas para sobreviver. 

Mas, como respirar com consciência?

Esse é deve ser o grande desafio dos dias. Mas, por sorte, é também um dos maiores ensinamentos que a meditação traz. É preciso: 

Parar. Respirar. Sentir. 

“Imagine um rio parado. Sem o movimento da água, ele cria limo, acumula folhas, fica sem vida… o mesmo acontece com o nosso corpo quando não respiramos. Nós precisamos respirar. Quando fazemos isso corretamente, há uma evidente melhora que desde o foco, a memória e até o humor”. 

Além da reflexão, os participantes foram convidados a uma breve prática meditativa com foco no respirar. E, assim, puderam sentir na prática a diferença.  

Em seguida, a apresentação seguiu uma explicação sobre como o nosso corpo age quimicamente a este estímulo. Quais são os hormônios liberados e quais diminuem para que a gente sinta todas as sensações que sentimos ao respirar fundo e inspirar lentamente. 

+ Como e porquê inserir a meditação na rotina

Para colocar essa prática na rotina, a dica de Kaziyama é que é necessário ter compromisso consigo mesmo e fazer parte da sua própria agenda. 

“Pra mim, meditar é como um trabalho. Eu vou trabalhar se estiver frio, chovendo ou eu estiver com sono… então, mesmo quando não quero, faço uma pausa. E nunca me arrependo de fazer”. 

Para quem quer inserir a prática na rotina, algumas indicações de meditações disponíveis no Zen App são: 

Todas guiadas pela própria Camila e focadas na respiração. Se você é assinante do Zen App, é só clicar para ouvir. E se é beneficiário da Butterfly, também tem acesso gratuito aos conteúdos do Zen.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!