Transtorno de ansiedade e sentimento de ansiedade: qual a diferença?

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Não à toa, há algum tempo a palavra ansiedade se tornou parte do vocabulário nacional. Afinal, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o maior índice de pessoas vivendo com o transtorno é nosso. No total, são quase 19 milhões de brasileiros com essa doença.

Não tem como não falar sobre.

No Zen App, aplicativo de meditações guiadas, por exemplo, são mais de 20 conteúdos focados em ansiedade. Tanto em aliviar os sintomas quanto em controlá-la. E, em geral, são os conteúdos mais consumidos. Somados aos de insônia. Que, aliás, também é um sintoma da doença. 

+ Saúde Mental e RH: 3 aprendizados do webinário do TotalPass

Inúmeras pesquisas já comprovaram os efeitos que alguns minutos de meditação têm em pessoas ansiosas. A explicação mais simples é: pessoas ansiosas estão sempre tentando solucionar problemas do futuro e a meditação ajuda a trazer os pensamentos para o agora. Então, os números de consumo fazem sentido. Apesar disso, uma preocupação surgiu no time de conteúdo do aplicativo: 

As pessoas realmente sabem o que é ansiedade?

Isso porque, antes de ser um transtorno, a ansiedade é um sentimento.  

Entender essa diferença é importante. Tanto para procurar ajuda psicológica quanto para aprender a lidar com a emoção e seguir em frente. Por isso, nesta segunda-feira (6 de junho), no lugar da meditação inédita, o app traz um programa informativo sobre ansiedade. 

Quem fala é a psicóloga Juliana Danelon, cofundadora da Mentali Soluções em Saúde Mental. De acordo com quem, a medicina divide a ansiedade em três categorias:

  • Realista
  • Moral
  • Neurótica  

“Em resumo, a ansiedade realista é o medo de perigos reais que a gente enfrenta cotidianamente. A moral, normalmente, vem com vergonha e culpa por comportamentos que nós temos, apesar de julga-los negativamente. Por fim, a ansiedade neurótica está ligada a um medo de punição por obedecer aos próprios desejos”, explica. 

No programa, ela ainda esclarece quais são os sintomas de cada uma das ansiedades. Além disso, compartilha dicas sobre o que fazer quando se sentir ansioso. E também ajuda a identificar em qual momento procurar ajuda profissional se torna necessário. 

Se você tem essas dúvidas, basta clicar para ouvir as explicações completas.  

Meditação para ansiedade

Se ao fim do programa você quiser sentir os benefícios da meditação para a ansiedade, já estará no lugar correto. Afinal, como já foi citado, são mais de 20 conteúdos com esse intuito no Zen App. 

Para facilitar a escolha, o time de conteúdo deixou algumas sugestões: 

Existem maneiras de deixar a experiência ainda mais imersiva e relaxante. Aposte em incensos ou óleos essenciais de aromas como, por exemplo, lavanda, laranja e lemongrass. Todos agem contra insônia, ansiedade e depressão. Busque um local confortável e silencioso. Entenda qual a melhor hora do dia para você meditar. E, por fim, lembre-se: está tudo bem não conseguir meditar todos os dias. A ideia não é ser mais uma coisa para você se cobrar 🙂

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!