Saúde Mental e RH: 3 aprendizados do webinário do TotalPass

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Competitividade, prazos, metas e cobranças fazem parte da maioria das rotinas corporativas. Nesse cenário, é difícil imaginar que a saúde mental não seja atingida em algum nível. Por outro lado, é um desafio entender qual é o papel do setor de Recursos Humanos neste sentido.

Como o time de RH pode cuidar da saúde de seus colaboradores? 

Para responder essa pergunta, o TotalPass convidou Matheus Benatti (CEO do Zen) e Luciene Bandeira (co-fundadora da Psicologia Viva), para o webinário “Saúde mental nas empresas: como o RH precisa atuar?”. O evento aconteceu online e marcou o início do TotalMind. Que, em resumo, adiciona iniciativas voltadas à saúde mental (como o Zen App) ao benefício que até então oferecia apenas academias. 

Se acaso você não conseguiu acompanhar o evento, separamos três aprendizados importantes que foram ressaltados no bate-papo.

3 lições importantes sobre saúde mental e RH

1. Antes de mais nada, construa um ambiente seguro

De acordo com Luciene Bandeira, ainda hoje é comum que as pessoas tenham medo de falar sobre problemas de saúde mental no ambiente de trabalho. O que, consequentemente, leva a ainda mais pressão e aumento destes problemas. 

A maioria das pessoas que se afastam por problemas de saúde escondem que esse foi o motivo do afastamento. Além disso, quem tem coragem de falar, muitas vezes, tem consequências negativas. Tais como, por exemplo, o preconceito e mudança de setor.

Para o setor de RH, fica o desafio de criar um ambiente que passe segurança. O que pode acontecer através da abertura de diálogos e da oferta de benefícios que abordem saúde mental e bem-estar.   

2. Produtividade, para quem?

Nas rotinas de trabalho, produtividade é uma palavra que faz parte do vocabulário.  

Mas é necessário entender que resultados não chegam sem pessoas, ou seja, números e resultados dependem do bem-estar dos colaboradores. Um ambiente de pressão, inicialmente, pode parecer um modo de causar produtividade. Porém, a longo prazo os resultados serão preocupantes. Pois é assim que surgem a ansiedade, depressão e burnout. 

3. Não é momentâneo

Apesar da busca por soluções voltadas à saúde mental ter aumentado durante a pandemia, essa questão não é momentânea. De acordo com Benatti, é importante mudar a ideia de iniciativas pontuais para projetos que tenham resultados a longo prazo. 

“É necessário ouvir sobre soluções e entender como elas podem ser oferecidas aos colaboradores. Hoje, através da tecnologia, é muito mais acessível oferecer possibilidades e mudar a cultura corporativa quando o assunto é a saúde mental”.

Sugestões de leitura 

Durante o webnário, o CEO do Zen apresentou dados sobre os benefícios da meditação através de aplicativos. Entre os quais estão, por exemplo, uma pesquisa do Google em parceria com o laboratório Roche.

Quer entender melhor o assunto? Então aproveite as dicas de leitura do próprio Benatti:

Além disso, o webnário está disponível no Youtube para quem quiser assistir:

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!