Meditação e ansiedade: benefícios comprovados pela ciência

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Não tem como negar, vivemos em um mundo cada vez mais acelerado. Às vezes a sensação é que os dias estão mais curtos e as horas passam mais rápido.

Você, provavelmente, já se sentiu assim, né?

É difícil fugir desse padrão. Também é cada vez mais difícil escapar da sensação de ansiedade que ele gera. Mas, de acordo com a ciência, a meditação pode te ajudar.   

E isso vale tanto para quem tem transtorno de ansiedade (como um aliado aos tratamentos) quanto para quem só está sentindo alguns sintomas.  

Estudos sobre meditação e ansiedade 

O primeiro estudo científico sobre os efeitos da meditação aconteceu na década de 70. Na época, pesquisadores da Universidade de Massachusetts criaram um programa de redução do estresse em grupo baseado na meditação mindfulness. Em resumo, ao fim das oito semanas os voluntários apresentavam níveis de estresse menores e menos crises de ansiedade. 

Desde então, as pesquisas não pararam mais. O que permitiu entender como a meditação age no nosso cérebro e também como isso nos beneficia de diversas formas. No caso da ansiedade, é possível dizer que meditar ajuda ao: 

  • Ajudar a focar no aqui e agora 
  • Dar mais ênfase ao modo como respiramos
  • Proporcionar maior autoconhecimento 

Aliás, vale dizer: desde os anos 70, mais de 600 estudos diferentes já foram feitos. Todos concluíram que a meditação é benéfica para ansiosos como terapia complementar e também para não ansiosos. 

Para além da ansiedade 

Além de diminuir os sintomas da ansiedade, ao longo dos anos e dos estudos a meditação também se mostrou benéfica para uma série de outras questões. Entre as quais estão, por exemplo, depressão e dores crônicas. 

De modo geral, a saúde do cérebro de quem medita se torna superior. Se acaso você quiser saber mais sobre isso, é só clicar aqui. 

As pesquisas ainda mostram que qualquer pessoa pode meditar, independente da idade. Se você quiser introduzir a prática na sua rotina, é só reservar um tempinho para começar. No Zen App, aplicativo focado em bem-estar através da meditação, é possível encontrar meditações a partir de 8 minutos. E, aliás, tem curso de 21 dias para o seu início ser mais simples e constante:) 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!