Meditação é bom pra que? Benefícios de meditar todos os dias

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem medita não perde a chance de falar sobre como meditar é bom. Mas, para quem ainda não adquiriu o hábito essa informação é um pouco vaga, né?

“Tudo bem, a sua vida mudou depois de meditar. Mas mudou como? Meditar é bom pra que?”

Se acaso você tem essa dúvida, depois da leitura desse post você não só saberá por que é tão bom meditar. Também vai começar a introduzir esse costume na sua vida e, claro, sentir na prática o que nós vamos te contar. 

Antes de mais nada: o que é meditar  

Para começar, é importante entender que existem muitos mitos a respeito do que é a meditação. E, em sua maioria, essas mentiras acabam afastando a meditação de quem tem vontade de começar. 

Fazem parecer algo impossível. Mas, prometo pra você, não é. 

Em resumo, meditar é se conectar com o aqui e o agora. Quando você lê um livro, ouve uma música ou faz uma oração, por exemplo, muitas vezes está meditando. É aquele momento que nada do passado te assombra ou do futuro te dá medo. Num processo mais profundo, meditar é praticar a auto-observação

E os benefícios de meditar são inúmeros 

Por ser uma prática que data de milhares de anos – acredita-se que tenha se originado por volta de 1500 a.C na China e Índia – a meditação já foi tema de diversas pesquisas científicas pelo mundo. 

E todas as vezes que um pesquisador se perguntou “mas meditação é bom pra que?” encontrou tanto benefícios para a saúde mental quanto para a física.  Entre os quais estão, por exemplo: 

  • Redução dos sintomas de ansiedade, depressão e ataque de pânico
  • Alívio de inflamações crônicas
  • Melhora do humor e da cognição
  • Desenvolvimento do foco
  • Redução na perda de memória
  • Melhora do sono
  • Benefícios em relação a doenças crônicas

Aqui tem mais detalhes das pesquisas citadas acima. Porém, resumidamente, é possível dizer que  além de promover mais autoconhecimento e auto aceitação, a meditação também  promove uma verdadeira transformação do cérebro. 

De acordo com um estudo publicado, em 2011, na Psychiatry Research: Neuroimaging,  após dois meses de meditação são notadas alterações físicas ao cérebro. A análise dos exames de ressonância magnética dos participantes mostrou um aumento da densidade do hipocampo e diminuição na amígdala. 

O hipocampo é a parte do cérebro envolvida na introspecção, na memória e no aprendizado. Já a amígdala interage com os estímulos nervosos do corpo. 

Como começar a meditar

Segundo essa pesquisa, os efeitos foram sentidos a partir de dois meses de meditações. Além disso, os participantes meditaram por, em média, 27 minutos por dia.

Você não precisa começar assim, tudo bem? 

É importante introduzir a prática aos poucos na sua rotina. Assim você se acostuma e não perde o interesse. No Zen App nós temos um programa com 21 meditações guiadas focadas em quem está começando. Clique aqui para conferir mais detalhes e comece a meditar hoje mesmo. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!