Benefícios corporativos pós-pandemia: 3 motivos para repensá-los

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Não é uma novidade. Há algum tempo, oferecer um salário competitivo deixou de ser o único fator importante para conquistar e manter bons profissionais em seu time. Para que isso seja possível, entre outras coisas, é importante ter um pacote de benefícios corporativos que chame atenção. 

Aliás, um pacote de benefícios que faça sentido para o momento e perfil desejado.

E não somos nós que estamos falando. De acordo com a segunda edição da pesquisa “Benefícios pré e pós COVID-19: o que mudou?”, organizada pela Robert Half, 63,4% dos entrevistados revelou dar tanta importância ao pacote de benefícios quanto ao salário. Ainda de acordo com a mesma pesquisa, 86% dos profissionais acreditam que, após a pandemia de COVID-19, seja necessário rever os benefícios oferecidos. 

Em outras palavras, esse é o momento ideal de repensar 

Mas, pode ficar sossegado. Nós vamos te ajudar a encarar esse desafio. E, aliás, te entregar uma lista com mais  de 30 opções de empresas de benefícios flexíveis que seus colaboradores vão amar! 

Porém, antes de mais nada é importante entender esse cenário. Em resumo, na primeira fase da pandemia, ainda em 2020, ficou claro que certos benefícios não fariam mais sentido por algum tempo. Por isso, foram suprimidos, por exemplo: 

  • Vale transporte
  • Estacionamento
  • Ônibus fretado
  • Auxílio combustível 

Mas, novos benefícios surgiram em seus lugares. Entre os quais estão ajuda de custo para gastos com internet, energia elétrica e móveis para home office

Acontece que, com o avanço da vacinação e a queda dos casos em todo o país, rotinas corporativas voltam a ser estabelecidas. Apesar de ser ótimo, no que diz respeito aos benefícios, não é indicado simplesmente desfazer essas mudanças. Pois depois do isolamento, os profissionais que voltam, provavelmente, não são mais os mesmos.  

Eles sabem disso. E sentem necessidade de mudança. 

Só para ilustrar, evidências apontam que a cada cinco sobreviventes do novo coronavírus um é diagnosticado com algum problema de saúde mental até três meses após a alta médica. E mesmo entre quem não foi infectado, os números de ansiedade, depressão e burnout, por exemplo, se tornaram mais altos nos últimos dois anos. 

Por isso, saúde mental é umas das prioridades

Mais do que nunca, a saúde se tornou pauta e preocupação. Prova disso é que o apoio psicológico já está entre os 10 benefícios mais comuns nas grandes empresas. Algo inédito até então. 

Matheus Benatti, CEO do Zen Wellness, conta que percebeu essa demanda ainda em 2020. Por isso, a startup – que até então oferecia soluções de bem-estar através da tecnologia apenas ao cliente final (B2C) – se reestruturou. Hoje, os aplicativos de meditação e yoga, e todas as plataformas de bem estar do grupo, são oferecidas também ao mercado B2B. Através de empresas de benefícios como Gympass, TotalPass, Betterfly e Vitat, por exemplo. 

“O Zen2B, como chamamos nossa API que possibilita oferecer nossos serviços através de parceiros, é uma via de mão dupla. Ao mesmo tempo que ajudamos a democratizar o acesso à saúde mental para o cliente final, alcançando um universo muito maior de pessoas através dos nossos parceiros. Também ajudamos essas empresas de benefícios corporativos e até insuretchs a agregarem mais valor a cesta de serviços ofertados a seus clientes, principalmente no que tange a iniciativas de saúde mental, de uma forma que permita alta escala e previsibilidade de custos”. 

Essa nova visão vem movimentando o mercado. E, mais do que isso, fazendo crescer as possibilidades para os profissionais. Além dos já tradicionais vale refeição e alimentação e dos necessários focados em saúde, é possível encontrar benefícios para diversas atividades. Só para ilustrar, já estão disponíveis de atividade física, clubes de desconto, incentivo para cultura… a lista é imensa. E deve continuar crescendo. Por isso, o melhor caminhos é ouvir o que os funcionários têm a dizer. E, para 92,6% deles, a resposta é simples: 

Benefícios flexíveis são o melhor caminho 

Apesar de parecer uma novidade, a oportunidade de atender as demandas de diferentes colabores surgiu nos anos 70 nos EUA. No Brasil existe desde o início dos anos 2000. Mas foi nos últimos cinco anos que ganhou mais força e espaço. Tornando-se um diferencial competitivo importante. 

Empresas como Deezer, Spotify, Petz, LivUp e Tok&Stok, por exemplo, já aderiram a esse formato. E, entre outras coisas, conseguem:

  • Maior destaque perante aos concorrentes na hora de contratar
  • Menos rotatividade nas equipes 
  • Aumento da satisfação dos funcionários e, consequentemente, da produtividade

Em outras palavras, três pontos que qualquer gestor valoriza e gostaria de conquistar em seus times.

Para aderir aos benefícios flexíveis, o ideal é entender, por exemplo, quem são seus colaboradores, em que fase da vida eles se encontraram e como a empresa pode ajudá-los. E então criar uma lista de possibilidades na qual todos ganham – inclusive a empresa. Para facilitar esse processo, reunimos uma lista com mais de 30 opções de benefícios flexíveis disponíveis no mercado hoje:

34 opções de benefícios corporativos flexíveis para você conhecer

Ficou interessado? Então salve essa lista e, em seguida, procure entender quais são as melhores opções, pois os resultados serão perceptíveis.

Já se conhecer outras empresas que trabalham com benefícios corporativos flexíveis, conte nos comentários. Assim aumentamos essa rede de possibilidades para todos 🙂

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