Zen e Gympass oferecem aula de mindfulness a funcionários da Sitel

Por Victória

Tempo de leitura: 2 minutos

Você é o céu, o resto é o tempo. 

Foi com essa frase que a professora de yoga e meditação Laura Barcelos, e apresentadora de “Resgate sua autoestima” e “Nas profundezas do silêncio”, do Zen App, começou a aula de mindfulness para os funcionários da Sitel Brasil. Que oferece acesso ao Zen através do Gympass

O evento online encerrou o SIPAT 2022 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – e aconteceu na última sexta-feira (21 de outubro). 

No total, mais de 70 funcionários fizeram uma pausa na rotina para duas mini-práticas de meditação guiada. Além disso, a aula também teve informações sobre:

  • O que é meditação e mindfulness;
  • Os benefícios das práticas;
  • Exercícios de respiração para o dia. 

“A meditação é uma prática. Quando a desenvolvemos, conseguimos ter a atenção plena e focar no momento presente. Em outras palavras, o mindfulness. Estar vivo, percebendo e vivendo o agora”, explicou a professora. 

Ao fim da atividade, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar como se sentiram durante as meditações. Para Rosangela Alves, por exemplo, foi uma sensação de ar circulando pelo corpo; Paty Azevedo, por sua vez, disse estar se sentindo maravilhosa depois de meditar.  

De acordo com Lana Cristina, Occupational Safety Technician da Sitel, a aula foi pensada para finalizar tanto o evento quanto a semana bem. Com mais calma e todos os benefícios do mindfulness.  

“A aula foi maravilhosa! Já que a atividade dos nossos colaboradores gera estresse e ansiedade, é extremamente importante trabalharmos nesse segmento. Só estamos recebendo elogios por termos essa parceria.  Inclusive, já estão me pedindo mais”. 

Meditação e bem-estar corporativo

Além do Gympass, empresas que oferecem benefícios como o TotalPass, Unico Skill, PrimePass, Grupo Conexa e BetterFly, por exemplo, também estão oferecendo o acesso ao Zen App. Ou seja, ajudando suas equipes a ter um momento de autoconhecimento. Além do acesso a uma ferramenta que, comprovadamente, auxilia em casos de ansiedade e até de burnout. 

Só para ilustrar, um estudo publicado pela revista JAMA Network Open acompanhou as mudanças que a inserção da meditação trouxe para a rotina de profissionais da saúde (que trabalham sob alto-nível de estresse). Em resumo, foi preciso que meditassem por 20 minutos duas vezes por dia. Os horários eram determinados por eles, podendo ser no trabalho ou em casa. Entre os resultados, estavam:

  • Alívio da ansiedade;
  • Alívio da insônia e do esgotamento;
  • Queda de 5,6 pontos no grau de sofrimento agudo. 

Também foi constatado o efeito físico da meditação no cérebro, conhecido como neuroplasticidade. Aliás, tema sobre o qual os colaboradores da Sitel ouviram detalhes durante a aula. 

A conclusão dos pesquisadores foi de que a meditação pode ser uma estratégia eficaz entre as abordagens organizacionais. 

Comentários fechados.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!