Dicas para meditar: o que você precisa saber antes de começar

Por Zen App

Tempo de leitura: 4 minutos

Cada vez mais as pessoas estão em busca de conhecer mais sobre a meditação, quais são os reais benefícios da prática e de dicas para meditar.

Muitos desistem antes mesmo de começar o processo, se sentem confusos e não sabem exatamente o que esperar da prática.

Neste post você vai entender um pouco mais sobre o que é meditação e porquê meditar pode ser ótimo para a sua vida, com dicas simples e que são importantes para quem está começando. Continue lendo!

Por que meditar?

Nem sempre a nossa mente é a nossa melhor amiga. É comum estarmos constantemente preocupados com o amanhã, com as coisas que ainda não aconteceram.

Porém, estar preocupado constantemente com outro dia que não seja hoje pode prejudicar a nossa saúde mental, e consequentemente a física também.

E esse é um dos principais motivos pelo qual você deveria dar uma chance para a prática. A meditação irá treinar a sua mente para estar no momento presente e se tornar a sua amiga.

Transtornos como a ansiedade, a depressão e até os ataques de pânico são agravados quando estamos excessivamente preocupados e com os pensamentos à mil. E é através da prática da meditação que conseguimos a presença necessária para ter uma vida simples e equilibrada.

Caso estar presente ainda não é algo que enxergue como motivador para começar a meditar, saiba que a meditação:

  • É uma prática relaxante;
  • Combate a insônia e melhora a qualidade do sono;
  • Reduz o estresse, depressão e da ansiedade;
  • Existem inúmeras formas e dicas para meditar;
  • Desenvolve a resiliência e o equilíbrio emocional;
  • Melhora os relacionamentos interpessoais;
  • Aumento da concentração e do foco;
  • É possível praticar em qualquer lugar!

Dicas para meditar

Para muitos o início é um universo ainda não explorado, por isso é interessante conhecer algumas dicas para meditar que vão ajudar você a ter uma experiência ainda mais satisfatória com a prática. Vamos lá?

1 – Aceite os seus pensamentos

No começo você vai perceber o volume de pensamentos que a sua mente é capaz de produzir, e pode até se espantar com isso. É inevitável, você vai pensar em situações aleatórias ao começar a meditar, e tudo bem.

A vida moderna por vezes é agitada e isso faz com que a gente não dê total atenção aos nossos pensamentos. Ao meditar, apenas aceite que eles estarão presentes também, mas não se apegue a eles.

Ao se apegar aos seus pensamentos eles irão leva-lo para cada vez mais longe, e isso consequentemente vai atrapalhar a sua prática. Quando um pensamento novo surgir, aceite e dê espaço para que ele possa ir embora.

2 – Estabeleça uma rotina

Sim, para sentir e aproveitar todos os benefícios da meditação é preciso estabelecer um hábito.

Escolha um horário do seu dia que seja mais tranquilo, ou que você tenha ao menos 20 minutos para praticar.

Se a sua rotina for muito agitada ou você não conseguir dispor de tanto tempo, comece de forma gradual com o Programa 21 dias de meditação. O programa começa com a duração de 1 minuto (sim, 1 minuto de meditação) e vai aumentando 1 minuto a cada dia.

Perceba ao final como o processo de estabelecer um hábito com a meditação foi de forma totalmente natural. Esse programa também será muito útil para a nossa próxima dica!

3 – Comece aos poucos

Dificilmente você irá conseguir realizar uma meditação mais longa de primeira, é preciso começar aos poucos. E é por isso que o programa que recomendei acima também irá te ajudar.

O mais interessante ao meditar é ir se descobrindo e reconhecendo o que está acontecendo ao seu redor e com o seu corpo.

Quando for meditar, experimente escanear o seu corpo mentalmente. Perceba como cada parte está se sentindo, começando pelos pés. Concentre-se e tente identificar se existe alguma tensão que você ainda não havia percebido…

No dia seguinte investigue os seus pensamentos, no outro o seu ambiente e assim por diante, até conseguir sentir a presença além da prática.

4 – Encontre a sua técnica

Essa é uma das dicas para meditar que mais gosto e acredito ser a essencial! Se podemos meditar em qualquer lugar, também podemos explorar diferentes formas de fazê-lo.

Você pode experimentar os mantras como forma de meditação, descobrir melhor sobre a meditação ativa e passiva e claro, despertar todo o seu potencial criativo com as meditações guiadas.

Recentemente foi lançado no Zen App o Programa de Atenção Plena, desenvolvido pela Denise Sanches, psicóloga com pós-graduação em terapia cognitivo comportamental e com formação em Mindfulness.

Integre a prática a sua vida e leve os ensinamentos de cada nova meditação para a sua vida!

PROGRAMA DE ATENÇÃO PLENA [COMEÇAR AGORA]

dicas para meditar com o programa de atenção plena do Zen app

O Zen App reúne uma excelente diversidade de conteúdos com várias técnicas de meditação, além de ferramentas e programas exclusivos que ajudam você a aplicar os ensinamentos da meditação no seu dia a dia. É um aplicativo completo e com meditações em português, inglês e espanhol.

Baixe agora! Disponível para iPhone e Android.

Gostou das nossas dicas para meditar? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!