Saúde mental no ambiente de trabalho: possíveis soluções

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Trabalhar é importante. Atualmente o Brasil tem cerca de 9,2 milhões de pessoas procurando uma oportunidade de emprego. E, apesar da relação entre o desemprego e a saúde mental ainda não ser amplamente estudada, ela não pode ser negada. Quanto maior o tempo nesta busca, maiores as chances de sintomas da depressão e ansiedade, por exemplo, serem sentidos. 

Por outro lado, não dá para dizer que quem tem um emprego fixo está a salvo. Pelo contrário, o que não faltam são dados que comprovam:

É preciso cuidar da saúde mental no ambiente de trabalho

Só para ilustrar, de acordo com Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, em 2021 problemas relacionados à saúde mental foram a terceira maior causa de afastamentos de profissionais no Brasil. Apenas lesões e doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo motivaram mais afastamentos pelo INSS. Já o Relatório Mundial de Saúde Mental da OMS, publicado em 2022, alerta: 

“(…) no geral, as consequências econômicas das condições de saúde mental são enormes”.

Além disso, um estudo da Universidade da Califórnia concluiu que profissionais felizes são até 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e têm resultados de vendas até 37% maiores. Já no caso da retenção de talentos, a Microsoft levantou que 53% dos profissionais estão mais propensos a priorizar sua saúde mental e bem-estar em relação ao trabalho. 

Resumindo, esse é o grande desafio para empresas e profissionais de Recursos Humanos (RH). Não é um desafio simples, pois vai desde criar um ambiente acolhedor e saudável até identificar quem pode precisar de ajuda nas equipes e como ajudar. 

É aí que entra o bem-estar corporativo, já ouviu falar? 

Não, não estamos falando sobre simplesmente oferecer o pagamento parcial de convênio médico. Quando o assunto é o bem-estar corporativo, esse é apenas um dos itens que merecem atenção. 

+ Saúde Mental e RH: 3 aprendizados do webinário do TotalPass com o Zen

O ideal é ter um pacote de benefícios mais completo. E, tão importante quanto, uma cultura organizacional que permita seu uso. 

Imagine, por exemplo, que um colaborador tem direito ao melhor plano de saúde disponível no mercado e, mesmo assim, não tem tempo de ir ao médico. Noutro caso, ele consegue tempo para uma consulta, mas não se sente seguro em falar sobre seu quadro clínico com o seu líder direto. O benefício existe, mas o bem-estar não. E, infelizmente, esse é um cenário comum em muitas empresas. 

Benefícios flexíveis e outras soluções de saúde mental no trabalho

Desde o pós-pandemia os indícios mostram que é necessário repensar os benefícios corporativos e deixá-los mais flexíveis. Em 2023, ainda é esse o caminho. Sendo assim, podemos dizer que para garantir o bem-estar dos colaboradores, é necessário ter uma preocupação 360º. Que pense, por exemplo, em questões como: 

  • Ergonomia
  • Saúde física e mental
  • Reconhecimento
  • Crescimento interno  

Também é considerado bem-estar corporativo a oferta de apoio psicológico,  incentivo para estudos, escuta ativa de líderes e sistemas que tragam reconhecimento pelo trabalho feito. 

Tanto a meditação quanto o yoga impactam positivamente neste cenário de cuidado com a saúde mental. Afinal, o que não faltam são pesquisas comprovando os benefícios de ambas as práticas para a ansiedade, depressão e foco. Por isso, o Zen App oferece, desde 2020, uma solução para empresas que queiram incentivar o autocuidado entre seus colaboradores. 

“Nós oferecemos um serviço completo de bem-estar para empresas, incluindo centenas de meditações, técnicas de respiração, conteúdos de autoconhecimento e aulas de Yoga. Além disso, nossos programas abrangem temas como ansiedade, estresse e várias outras questões de saúde mental. Um ponto importante é que os efeitos podem ser estendidos aos familiares dos colaboradores. Ao investir no bem-estar dos seus funcionários, você está investindo no sucesso da sua empresa”, explica Matheus Veloza, co-fundador.

 Como garantir uma equipe feliz e engajada 

Convencido de que precisa prestar mais atenção na saúde dos seus colaboradores? De agora em diante, é começar a trabalhar nas mudanças. Algumas serão mais demoradas e trabalhosas, mas outras podem ser bem rápidas de serem executadas.

Tenha calma. 

Ouça o que o time está achando das novidades. 

E, tão importante quanto tudo isso, incentive-os a utilizar os novos recursos. Se ninguém souber, não haverá mudança na prática… então, a última etapa da jornada do RH em busca de times mais saudáveis é exatamente essa: estimulá-los. 

Por conta da rotina corrida e cheia de demandas, às vezes, os colaboradores podem enxergar essas ações como ladrões de tempo. Então, é importante que eles sintam que o bem-estar é importante e faz parte da rotina corporativa. Uma boa maneira de criar essa sensação é, aos poucos, inserir essas práticas na rotina. Pode ser através de, por exemplo:

  • Palestras de conscientização
  • Pausas para uma meditação ou alongamento 
  • Reuniões de alinhamento que ressaltem resultados e não trazem apenas cobranças e metas 

Em resumo, todas ações simples de serem implementadas. Mas que vão criar um clima organizacional mais leve e saudável. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!