Quanto tempo meditar? Permanência e frequência na meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você decidiu começar a meditar. 

Talvez por estar se sentindo agitado, talvez pela falta de foco ou alguma outra questão que é beneficiada pela prática. O fato é que logo no seu primeiro contato com a meditação, uma série de dúvidas surgiram. E, aliás, até agora você está se questionando:

Por quanto tempo meditar?

Essa é uma dúvida muito comum. No Zen App, por exemplo, é normal respondermos ela no Instagram e até mesmo no nosso suporte. Por isso, decidimos trazer aqui para o blog a nossa resposta. E ela é simples: não existe tempo certo para meditar. 

Aliás, na prática da meditação, tudo depende!

Segundo Veridiana Julião, professora de meditação do Zen, o tempo de meditação ideal é aquele que seu corpo e mente conseguem. Em outras palavras, se você nunca meditou e buscar uma prática de 30 minutos, será difícil se manter em silêncio e olhos fechados por tanto tempo. 

+ Meditação guiada: tudo o que você precisa saber antes de começar

Sendo assim, o ideal é buscar práticas mais curtas e sentir o ritmo do seu corpo e como ele se adapta. Neste sentido, o sinal mais claro é que você perca a noção do tempo e sinta menos incômodos.

“Quando começamos a meditar, é normal sentir incômodos físicos… formigamento em diferentes partes do corpo e coceira, por exemplo. E também o comportamento, distração, vontade de se mexer ou ver quanto tempo passou… quando a frequência diminui, significa que podemos progredir”. 

No Zen App, as meditações mais curtas têm entre 5 e 10 minutos e são as indicadas pela professora para quem nunca meditou. 

E qual a frequência ideal?

Outro ponto importante é a frequência com a qual você vai meditar. 

Aqui, a indicação que sempre compartilhamos com nossos usuários é que a consistência é melhor do que o tempo de permanência. Em outras palavras, é mais válido meditar 5 minutos todos os dias do que 30 minutos com intervalos de duas semanas. 

+ Como saber se você está meditando

Para Veri, o ideal é entender a rotina e como encaixar o novo hábito: duas vezes por semana respeitadas são melhores do que uma rotina inexistente. 

Sendo assim, a resposta para a sua pergunta é que o tempo e a frequência dependem de você. O mais importante é respeitar os seus limites, entender os sinais do seu corpo e tornar a meditação um compromisso 🙂 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!