Estou meditando da forma correta? Descubra como saber

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

– Como saber se estou meditando de verdade?

– Eu tentei, mas não sei se consegui meditar!

– Acho que não sei meditar, não parece que estou fazendo certo. 

Você já fez alguma dessas perguntas ou está vivendo esse dilema agora mesmo? Não precisa falar nada, nós já imaginamos a resposta. É que, normalmente, quem descobre os benefícios da meditação tem uma jornada parecida: decide começar a meditar e, logo na primeira tentativa essas dúvidas surgem.

O que é totalmente esperado. Afinal, experimentar o silêncio é uma novidade. Eu mesma passei por isso no início e precisei pedir ajuda à Veridiana Julião, professora de meditação e responsável pelos conteúdos do Zen App, que me contou o que vou compartilhar com você a seguir. 

Será que estou meditando da forma correta?

Apesar de ser uma dúvida normal, se perguntar se você está meditando é o mesmo que perguntar, por exemplo, se uma criança engatinhando ou verbalizando as primeiras palavras está andando e falando. 

A resposta é sim. Tanto para sua meditação quanto para a criança. 

De acordo com o que a Veridiana me ensinou, não existe meditar certo e errado. Mas sim começar do jeito que você consegue e, com constância, elevar o nível. 

“A meditação avançada é a total retenção de todos os sentidos do corpo, ou seja, quando nada mais traz a sua atenção para incômodos. Mas, ninguém consegue estar num nível avançado no primeiro dia, certo? E não é por isso que está fazendo errado”, explica. 

Se você está numa posição confortável e se propõe a meditar, seja por 5 minutos ou meia hora, já está no caminho correto. Para que essa pausa te ajude a chegar à meditação avançada, é importante que tente prestar atenção na sua respiração e nos movimentos internos que o corpo reproduz. 

Mas, a gente te avisa: pensamentos vão surgir

A aparição de pensamentos é, na maioria das vezes, o que nos faz questionar se estamos meditando da maneira correta. Meditar não é silenciar a mente, mas sim direcioná-la, então não se apegar aos pensamentos e voltar a concentração e observação para o seu corpo físico (respiração) pode ajudar nesse caminho. deixá-los ir. 

“Com constância, a meditação ajuda a construir um caminho onde mais importante que seus pensamentos, é seu estado interno de observação. E depois com o tempo, ir desintegrando essa percepção corporal e dando espaço para um estado de contemplação absoluta de si mesmo”.

Sendo assim, por maiores que sejam as suas dificuldades, quando você para pra meditar já está meditando. Aqui nós temos algumas dicas que vão te ajudar a deixar esse momento mais simples. Além disso, no Zen App temos um curso de 21 dias para tornar o meditar um hábito.  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!