O que é meditar

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Seja pelos seus benefícios ou pela variedade de técnicas, a meditação tem ganho cada vez mais espaço na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo. Mas afinal, você sabe o que é meditar?

Apreciar a natureza ou algo em específico, fazer um gesto com a mão ou falar calmamente são alguns dos estereótipos sobre o que é meditação. Entretanto, são visões limitadas e até mesmo errôneas sobre a prática.

No post de hoje você vai descobrir o que é meditar e dicas para começar a praticar. Continue lendo!

O que é meditar

Meditar é se conectar, é praticar a auto-observação. Quando olhamos para dentro de nós mesmos praticamos a observação dos nossos pensamentos e das nossas emoções. Nos conectamos com o aqui e agora e vamos nos conhecendo cada vez mais. Isso é a essência sobre o que é meditar.

A presença é a base da meditação, é ela a responsável por ajudar a aliviar a ansiedade, auxiliar no autoconhecimento, reduzir o estresse e até melhorar a qualidade do nosso sono.

Os benefícios da meditação são inúmeros para a saúde mental e até mesmo para a saúde física. Cada vez mais vão surgindo estudos e pesquisas para comprovar os benefícios e as ações da prática em nossa mente e corpo.

Dicas para meditar

Agora que você já sabe o que é meditar é hora de praticar. Separamos algumas dicas para você que quer começar a meditar. Aproveite!

Antes de tudo, encontre um local tranquilo e fique em uma posição confortável, que permita que você fique durante alguns minutos sem precisar mudar.

Se preferir, escolha uma música relaxante. Então, siga os passos abaixo:

  1. Feche os olhos e volte a atenção para sua mente, com a intenção de focar e observar única e exclusivamente o seu mundo interior;
  2. Respire profundamente e suavemente, concentrando-se apenas no movimento de sua respiração. Atente-se para o ar entrando em suas narinas, passando pelas vias respiratórias, chegando aos seus pulmões e se expandindo. Depois, solte o ar, sem deixar de pensar nos detalhes de todos os movimentos e como eles são feitos;
  3. Na inspiração seguinte, traga todo o ar para seu abdômen, sinta a barriga se expandir no movimento da inspiração. Depois, esvazie lentamente este ar da barriga, durante o processo de expiração. Repita esse processo 3 vezes;
  4. Solte o ar, em seguida, com cuidado e concentração e sem tensão alguma. Junto com o ar que você está soltando, mentalize tudo que está preso em você e te bloqueando de alguma form. Sinta como tudo isso sai de você junto com o ar que está soltando;
  5. Não seja resistente, deixe que o seu corpo vá relaxando gradativamente. Inspire novamente e junto com este ar novo, mentalize coisas boas e positivas. Perceba que para o novo entrar é preciso deixar o que não faz mais sentido ir embora. Desapegue de sentimentos antigos e pesados e, então, renove-se ao inspirar. Pense em novas possibilidades, percepções e experiências positivas;
  6. Afirme para si mesmo estas novas intenções, mergulhando profundamente em emoções boas, claras e verdadeiras. Respire e relaxe ainda mais, mentalizando a sensação de paz e segurança. Sinta-se acolhido e protegido;
  7. Nesta nova energia mentalizada, abra seu pensamento para qualquer imagem, cena, percepção ou memória agradável. Qualquer emoção ou sentimento que lhe vier à tona. Não é preciso se preocupar, caso nada lhe ocorra neste momento, apenas relaxe e deixe a mente viajar;
  8. Ao final, agradeça a si mesmo por esta oportunidade de relaxar e se autoconhecer. Lentamente, retome à realidade, atentando aos poucos para o aqui e agora. Quando se sentir preparado, abra os olhos.

Sentindo-se renovado? Esse é um exercício simples para as pessoas que estão começando a compreender o que é meditar e querem entender como a prática pode transformar suas vidas.

Se sentiu alguma dificuldade ou quer descobrir uma nova meditação, experimente a meditação guiada “Iniciando o Dia”. Assim como o seu nome sugere, tente praticá-la pela manhã. O hábito da meditação matinal é excelente e ajuda a criar uma rotina, que contribui para que tenhamos um dia mais leve e produtivo.

INICIANDO O DIA [OUVIR AGORA]

tela da meditação guiada "Iniciando o Dia" disponível no Zen app para descobrir o que é meditar

Conheça o Zen!

O Zen é um aplicativo de meditação completo e ideal para todos os níveis de meditação. Nele você encontra trilhas relaxantes, meditações guiadas para os mais diversos momentos e programas exclusivos para desenvolver o bem-estar.

Além da seção de Terapia, uma ferramenta com + de 5.000 meditações exclusivas! Nela você tem acesso à meditações pontuais para melhorar o seu dia e o seu humor através de uma experiência nova a cada play.

Aproveite, baixe grátis e desfrute de todo o conteúdo por 07 dias grátis.

Disponível para iOS e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!