Saiba qual é o ambiente ideal para sua meditação

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Nos dias atuais, mesmo com uma rotina atribulada, é indispensável reservar um tempinho do dia para relaxar. Só assim é possível encontrar equilíbrio para alcançar todos os objetivos sem deixar o bem-estar de lado.

E nesse quesito, a meditação é uma excelente ferramenta. Que tal começar agora mesmo? Aprenda a montar um ambiente ideal para sua meditação e renove as energias!

A importância do local na meditação

Meditar é focar a concentração em uma única coisa. Nada daquela história de “não pensar em nada”. Pense, mas em algo que traga calma. Pode ser uma imagem, uma paisagem, o vai e vem das ondas… O objetivo é reduzir a atividade mental.

Os benefícios da meditação são vários, e vão além de recarregar as energias e produzir uma sensação de relaxamento. A prática pode ajudar, por exemplo, a aliviar o estresse, curar traumas e manter o equilíbrio emocional.

Algumas pessoas preferem praticar a meditação pela manhã. Dessa forma conseguem ficar mais tranquilas durante o dia. Outras costumam fazer à noite, antes de dormir, para desacelerar após o dia de trabalho. E assim como o horário, é importante escolher o ambiente ideal para sua meditação.

É verdade que a meditação pode ser feita em qualquer ambiente. Algumas pessoas conseguem, inclusive, meditar em locais barulhentos. Porém, para isso é preciso experiência e algumas técnicas para manter concentração bem focada.

Mas se esse não é o seu caso, que tal reservar um espacinho na sua casa só para relaxar? Algumas pessoas que já praticam a meditação, falam que ter um cantinho especial facilita na concentração. Ele serve como uma ferramenta para entrar no estado meditativo.

O passo a passo para montar um cantinho zen

Organizar um espaço para meditação não é difícil, mas com algumas dicas ele pode ficar ainda mais aconchegante e especial.

Definindo o local

Pode ser uma peça que não estava sendo usada, um cantinho da sala ou mesmo do seu quarto. Você precisa apenas de espaço para conseguir sentar-se no chão. Por isso, se for necessário, tire alguns móveis.

Decorando o ambiente

O próximo passo é estender um tapete ou futon macio no chão. A decoração é bem pessoal, e vale de tudo: desde a imagem de um santo, guru, amuletos ou pedras preciosas. Plantas e flores são sempre bem-vindas, assim como fontes de água. Além de deixarem o local mais charmoso, também ajudam a relaxar.

Adeque a iluminação

Quanto menos claridade, maior será sua concentração. Você pode deixar apenas feixes de luz entrarem pela janela. Outra dica é usar velas ou luminárias para deixar o ambiente mais aconchegante e propenso ao relaxamento. 

Trilhas sonoras relaxantes

Algumas pessoas preferem meditar apenas com o som ambiente. Porém, se você mora em um lugar barulhento, faça uma playlist com trilhas calmas e relaxantes. Se preferir praticidade, você pode usar o aplicativo de meditação zen, que possui músicas específicas para meditação entre outras ferramentas.

Escolha aromas

Os aromas também são importantes para o relaxamento corporal. Você pode usar, por exemplo, óleos essenciais em difusores. Camomila, capim-limão, lavanda ou tangerina são ótimos para acalmar.

As cores também ajudam

Já ouviu falar na cromoterapia? É um método capaz de causar sensações por meio das cores. Basta usar, por exemplo, determinada tonalidade no ambiente. Por exemplo, o azul ajuda a acalmar e traz sensações de paz e tranquilidade.

Prontinho! A última dica é vestir uma roupa bem confortável. E, não esqueça, meditação exige prática e disciplina. Apenas 20 minutos por dia já serão suficientes para deixá-lo mais calmo e sereno.

Depois de montar o ambiente ideal para sua meditação, deixe um comentário contando como foi a sua experiência!

1 comentário
pedro alvez
09/10/2019 às 03:17

Adorei as dicas, gratidão!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!