Meditação guiada: tudo o que você precisa saber antes de começar

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você viu os benefícios da meditação e decidiu inserir a prática na sua vida. Sentou num canto silencioso da casa e fechou os olhos. E então veio a dúvida: 

O que eu faço agora?

E então, antes mesmo de uma solução surgir, mil pensamentos pipocaram ao mesmo tempo. 

Calma, não precisa desistir. Com rotinas agitadas e cada vez mais “ladrões de atenção” é realmente difícil se concentrar em algo por muito tempo. Por isso, as primeiras meditações são tão desafiadoras.  

Neste sentido, a meditação guiada é um facilitador 

Afinal, no lugar de simplesmente fechar os olhos e meditar você terá alguém guiando esse processo. Uma voz na qual vai se concentrar nas orientações para serem seguidas. 

Praticamente como um mentor ou professor. 

As meditações guiadas são super populares entre praticantes. Pois, além de facilitar muito o processo, também são totalmente versáteis. Pois você pode escolher tanto o objetivo que deseja alcançar quanto o tempo. No Zen App, por exemplo, existem meditações de menos de 10 minutos e que abordam como: 

  • Ansiedade 
  • Insônia
  • Foco e concentração
  • Autoamor 
  • Maternidade 

Para quem está começando, o ideal é buscar as meditações guiadas mais curtas. De modo que você consiga se habituar com o ato de meditar e, assim, aumentar o tempo aos poucos. 

Certo e errado da meditação

Agora que você já sabe o que é meditação guiada e como escolher a sua, é importante ter em mente que não existem regras na hora de meditar. 

Mas como assim? 

Está tudo bem meditar deitado quando seu corpo estiver precisando dessa entrega. Além disso, às vezes o sono vai chegar antes da meditação acabar e, consequentemente, você vai dormir. Tudo bem isso acontecer.

Aliás, pode meditar de manhã, depois do almoço antes de dormir ou na hora que você quiser. Em resumo, o meditar é um momento de conexão e ele deve acontecer quando você quiser e puder. Para deixar esse momento mais fácil, outra dica é acender um incenso ou usar óleos essenciais.

Meditação guiada vs. mindfulness

Se acaso você já ouviu falar em meditação mindfulness, deve estar se perguntando qual é a diferença, certo?Em resumo, enquanto na meditação guiada o praticante conta com uma voz ou música o conduzindo ao objetivo de se conectar com seu eu interior a mindfulness não é exatamente sobre focar exclusivamente para dentro de si.

Ainda não entendeu? Calma, nós vamos te explicar melhor.  

Na meditação mindfulness a ideia também é focar na consciência e basicamente no que ela registra quando você se percebe. Mas não é necessário “se isolar” dos fatores externos, ou seja, você presta mais atenção nos movimentos do seu corpo, sentimentos e pensamentos em relação a experiência que está vivendo. É possível praticar esse estilo de meditação em diversas situações como, por exemplo:

  • Quando você acordar
  • Enquanto escovar os dentes
  • Ao comer
  • Durante o banho

Para saber mais sobre essa diferença, clique aqui e leia um artigo completo sobre o assunto. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!