Meditação para dormir rápido e acordar bem: como escolher

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Deitar e dormir rápido. 

Amanhecer o dia e acordar bem e disposto. 

Esse é um daqueles casos em que podemos dizer: estamos diante de um desejo unânime. Todo mundo quer e precisa descansar. Mas, a verdade é que muitas vezes por mais cansados que estejamos as coisas não acontecem como gostaríamos. Parece que a cama é o antídoto do sono, você passa o dia bocejando e, assim que deita, ele vai embora e demora horas para reaparecer. E o resultado é mais uma manhã de completa indisposição.  

Se acaso você se identifica, meditar pode ser uma das soluções para essa questão. 

Meditação para dormir rápido

São inúmeros os benefícios da meditação. Entre eles, a melhora do sono. Que pode ser tanto um efeito direto quanto indireto. 

Isso porque existem meditações focadas em te fazer dormir. Mas, mesmo que você opte por guianças que tracem outros caminhos, a melhora do sono provavelmente também irá acontecer. Pois para dormir precisamos sair do estado de hiperalerta, e a prática meditativa trabalha exatamente neste sentido. 

+ Dificuldade para dormir? Conheça 5 técnicas eficientes

“Meditar é focar no momento presente. Sem pensar no passado, projetar o futuro ou se apegar ao ego… é estar aqui e agora, apenas”, explica a professora de meditação do Zen App, Veridiana Julião. 

Para além do fato de buscarmos o desapego aos pensamentos, a prática meditativa trabalha o relaxamento também através dos pranayamas (exercícios de respiração), das mentalizações e do tom de voz e música que normalmente a compõem. Fatores que, quando somados, causam: 

  • Queda nos batimentos cardíacos;
  • Redução dos níveis de cortisol (hormônio do estresse);

Sendo assim, qualquer prática de meditação pode te ajudar a dormir. No Zen App, inclusive, costumamos receber esse tipo de feedback e dúvidas relacionadas ao assunto. 

“Nunca ouço o final desta meditação”. 

“Não consigo meditar… sempre durmo no meio”. 

Nossa resposta é que não é um problema dormir durante a prática, aliás, para quem sofre com insônia esse é o objetivo. Mas, para quem não quer dormir, o ideal é buscar outro horário que não seja a noite. Uma vez que por conta do cansaço é mais fácil o corpo entender o relaxamento comum na meditação como um convite ao sono. 

Ouça essas meditações quando quiser dormir

Para quem, de fato, quer dormir, algumas meditações são focadas em induzir ao sono. No Zen App, alguns casos são: 

Que são todas guiadas e com  conteúdo focado na insônia. 

+ Chás que combatem a falta de sono: opções para sempre ter em casa

Além destas, também é possível meditar ao acordar. Com conteúdos focados em aterrizar o corpo, melhorar o humor, etc. Em ambos os casos, o Zen App pode ajudar. No app, são mais de 700 conteúdos que você pode testar baixando o aplicativo (clique aqui) baixar o aplicativo no seu celular e encontrar o conteúdo que você precisa. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!