Conheça 5 dicas para ter uma vida mais saudável e feliz

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Trabalho, estudo, casa, família, trânsito. No meio de uma rotina tão corrida, muitas vezes fica difícil ter uma vida mais saudável. Mas vale a pena trocar o carro pela bicicleta e o fast food pela salada.

Além de mais saúde, alguns hábitos também trazem mais bem-estar e relaxamento, o que só contribui para maior qualidade de vida. A seguir, veja nossas cinco dicas básicas de como ser mais saudável. Boa leitura!

1. Pratique exercícios físicos

Como quase tudo na vida, os benefícios dos exercícios físicos dependem bem mais de regularidade e qualidade do que intensidade. Não precisa correr 10 quilômetros todos os dias, e muito menos faz bem um treino muito pesado apenas de vez em quando (atenção, peladeiros de fim de semana!).

Uma caminhada de 30 minutos, um treino leve de musculação ou uma boa pedalada, 3-4 vezes por semana já são suficientes. O importante é escolher uma atividade que seja prazerosa, pois fazer algo sem vontade é estressante e logo se perde o interesse.

2. Durma bem todos os dias

Já ouviu dizer que dormir bem não significa dormir muito? Pois é verdade! Aqui, novamente, o que conta é a qualidade e a regularidade. Não adianta dormir muitas horas em um dia e passar a noite em claro no outro.

Cada pessoa tem uma necessidade. Assim, deve-se dormir entre 6-9 horas, o que for mais adequado. O importante é se sentir descansado ao acordar. Para isso, também é necessário contar com um ambiente calmo, com pouca luz e uma cama confortável.

3. Alimente-se bem sempre

Muita gente acha que comer bem é servir-se apenas de salada. Mas não, todos os grupos alimentares (gorduras, carboidratos, proteínas, vegetais etc.) são importantes. Até mesmo porque a quantidade e a proporção variam muito de uma pessoa para outra.

Assim, continuam valendo o bom senso e a moderação. É bom variar entre os tipos de alimentos e ter cuidado apenas com o consumo diário de algumas comidas, como frituras, massas e doces. Ou seja, não significa ter que abandonar a pizza — ela só não deve ser o jantar de todos os dias, certo?

4. Respire corretamente

Essa pode ser a dica mais difícil de ser seguida, uma vez que respirar é algo tão natural que a gente nem percebe se está fazendo errado. Mas o correto é inspirar pelo nariz, dilatando o diafragma (músculo interno que separa o tórax e o abdômen) e expirar soltando o ar pelo nariz ou pela boca, com o músculo voltando à posição normal.

É bom prestar um pouco de atenção e até fazer alguns exercícios todos os dias. É uma maneira de relaxar, refletir e se livrar um pouco da correria.

5. Tire um tempo para você

Tem gente que gosta de ver um filme, outros gostam de ouvir música ou ler um livro. De qualquer forma, é fundamental tirar um tempinho todo dia para fazer algo relaxante, por mais simples que seja.

Ficar sem descansar pode ser perigoso, com risco de doenças cardíacas e crises de ansiedade. Sempre que for preciso, tire um momento maior que o habitual. Ficar sem fazer nada também pode ser uma forma de se ter mais saúde.

Além disso, ainda poderíamos citar parar de fumar, beber menos e até fazer mais sexo. Mas, de qualquer forma, ter uma vida mais saudável depende de escolhas. E vale a pena escolher ter mais saúde e viver melhor.

Gostou destas dicas? Elas também podem fazer a diferença na vida de outras pessoas. Compartilhe nas suas redes sociais!

1 comentário
marcio
18/06/2019 às 20:11

Parabéns pelo conteúdo do site.
Isso ajuda muito pessoas no dia a dia.Vivemos dias corridos e aguniados com as pressões.
Com certeza fará muito bem a muitas pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!