Eficácia de programas de bem-estar: estudos comprovam o retorno

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Mas, será que realmente faz diferença?

Sempre que nos deparamos com alguma novidade, esse questionamento é normal. Às vezes, é preciso se arriscar para descobrir. Mas, esse não é o caso de gestores e profissionais de RH que ficam em dúvida sobre a eficácia de programas de bem-estar. Pois o que não falta são pesquisas comprovando o retorno deste tipo de investimento. 

Como já falamos por aqui, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada US$ 1 investido em saúde mental, o retorno é de US$ 4. Mas, esse não é o único dado para te mostrar que não investir em programas de bem-estar é perder dinheiro. 

Redução de custos e queda no número de faltas

Divulgado em maio de 2023, o ROI do Bem-Estar é um estudo feito pela Gympass – que é parceiro do Zen App – em nove países (inclusive o Brasil) buscou entender como os gestores veem a eficiência dos programas de bem-estar. 

No total, foram 2 mil entrevistados que mensuram numericamente o retorno desse tipo de investimento. E, em resumo, a conclusão foi que eles tiveram: 

  • 100% de aumento na satisfação dos funcionários;
  • 85% menos atestados médicos;
  • 85% de redução nos gastos com aquisição, retenção e engajamento de talentos;
  • 78% menos custos de assistência médica

Estes são dados globais. Quando analisados separadamente, no Brasil o cenário é ainda mais otimista. Pois, ainda de acordo com o estudo, 82% das empresas brasileiras tiveram redução no custo dos planos de saúde e 88% relataram queda no número de faltas por razões médicas. 

Tão importante quanto o salário

Em uma pesquisa feita pela Robert Half, depois da pandemia de Covid-19, 63,4% dos entrevistados revelou dar tanta importância ao pacote de benefícios quanto ao salário. 

Para essas pessoas, uma proposta de emprego com salário maior e sem os mesmos benefícios não é tão cativante. A tendência é que fiquem onde estão e têm os benefícios. O que corrobora com os números levantados pelo estudo do Gympass, de 85% de retenção de talentos. Se acaso você ainda não investe no bem-estar dos seus funcionários, o time do Zen App compartilha dicas de como começar tanto aqui no blog quanto no Linkedin. Além disso, você pode contar com a nossa ajuda para implementar uma solução rápida e de baixo custo 🙂

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!