Está tentando conseguir meditar?
Então, deixa eu adivinhar o que tem acontecido: uma onda de pensamentos surge e parece que essa é uma missão impossível. Não se assuste, você não está sozinho nessa. Eu, por exemplo, quando eu descobri os benefícios da meditação e decidi inseri-la na minha vida, passei pela mesma coisa.
E é assim com a maioria das pessoas, pois é desafiador se acostumar com o silêncio. Mas, desafiador não é impossível. E com as dicas que você vai conferir a seguir, eu garanto, o processo será (muito) mais fácil.
Como conseguir meditar
1. Opte pelas meditações guiadas
Você simplesmente senta num lugar confortável, fecha os olhos e espera a mágica acontecer? Então, a partir de agora vamos mudar essa dinâmica:
Deste modo você terá uma espécie de mentor te orientando na meditação, ditando o ritmo da respiração e ajudando a entender o que fazer em seguida. Pode acreditar, vai fazer toda a diferença.
2. Vá com calma
Existem meditações guiadas sobre inúmeros temas e com diferentes durações.
Entenda qual é o seu limite e, tão importante quanto, escolha aquelas que têm uma duração menor. Afinal, é pouco provável que você consiga focar por 30 minutos no começo. Pelo contrário, a tentativa pode ser frustrante e desanimadora. Enquanto, se forem 5 minutos a experiência será mais animadora.
É como dizem: antes de correr é preciso andar.
3. Entenda a sua rotina
Aqui no Zen a gente está sempre falando: não existe hora certa para meditar.
Por isso, entenda a sua rotina e identifique em qual parte do dia a meditação vai funcionar melhor para você. Talvez seja antes de dormir, às vezes ao acordar ou até durante a prática de atividades físicas. Só você pode dizer qual é a melhor hora para meditar.
4. Saiba o que você quer
De acordo com a ciência, a meditação é benéfica para uma série de problemas.
Você conhece esses benefícios? Saber no que a meditação pode te ajudar é importante, tanto para manter o foco quanto para inseri-la na sua rotina. No item anterior nós dissemos que não existe hora certa para meditar, mas há casos em que ela se faz necessária. Por exemplo, se você quer dormir melhor, o ideal é meditar à noite.
5. Seja persistente
O sucesso da meditação está na constância. Não desista na primeira dificuldade e nem deixe para meditar só nos dias que precisar muito. Mesmo que seja apenas por 5 minutos, faça essa pausa diariamente.
Tudo o que você precisa saber sobre meditação guiada
Se acaso você ficou curioso para saber mais sobre meditação guiada, nós temos um guia completo te esperando. É só clicar aqui para conferir todos os detalhes. Depois baixe o Zen App e aproveite uma semana de assinatura premium de graça!