Como meditar deitado: dicas para você começar

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Já experimentou outras posições, mas não se sentiu confortável ou por alguma razão não consegue experimentar outras posições?

Saiba como meditar deitado pode ser uma excelente opção para você. Continue lendo!

O que é meditação?

A meditação é uma prática que nos traz consciência plena, que nos ajuda a nos manter no aqui e agora.

É uma ferramenta acessível, que não está atrelada a nenhuma religião e que traz inúmeros benefícios quando se torna um hábito. Aliviando a ansiedade e o estresse, ajudando o praticante a ter uma noite de sono restaurador, equilíbrio emocional e muito mais.

Todos esses benefícios são consequências de viver uma vida no momento presente, onde aproveitamos como um todo tudo aquilo que está acontecendo e não nos apegamos ao passado ou ao futuro.

Como meditar deitado?

Aprender como meditar deitado irá ajudar você a transformar a prática em um hábito, e com isso poder aproveitar de todos os benefícios da prática. Mas antes você vai precisar se atentar a alguns pontos:

O Horário

Ao contrário das outras posições para meditar, essa é uma posição que você deve evitar utilizar se estiver cansado. Por isso, é importante escolher um horário adequado de acordo com a sua rotina. Se há mais disposição de manhã, opte por praticar a meditação matinal.

O Local

Caso opte por meditar na cama, o ideal é que o colchão seja firme e não tão macio, mesmo vale para o travesseiro. Se o colchão e o travesseiro o “abraçam” ao deitar, procure estender um tapete ou uma toalha no chão. Se precisar apoiar a cabeça, você pode utilizar uma almofada mais firme ou até mesmo um bloco de EVA.

A postura

Se você pensou que seria apenas deitar de qualquer maneira que estaria na postura correta, está enganado! É preciso repousar a cabeça alinhada com o resto do corpo e manter os braços com as palmas da mão para cima e alinhadas junto ao corpo. As pernas precisam estar ligeiramente afastadas e os pés voltados com a ponta para fora.

Dicas de meditação para começar

Algo que ajuda e muito em como meditar deitado é praticar algumas meditações guiadas. Como você irá precisar estar concentrado para se manter na posição, ter um guia para ajudar a você a entrar em estado meditativo é importante.

Escolhi 2 conteúdos que estão disponíveis no Zen app e que irão ajudar você a conseguir meditar sem pegar no sono.

1 – RENOVAÇÃO ENERGÉTICA [OUÇA AGORA]

Algumas situações e lugares acabam por afetar diretamente na nossa energia vital. A consequência disso é perceptível quando ficamos extremamente cansados, com irritabilidade, ansiedade e até mesmo insônia.

Uma forma de mantermos a energia elevada é praticando a Renovação Energética. Essa meditação promove o autoconhecimento e o controle mental e emocional, que proporciona uma renovação da nossa energia.

Ao praticar deitado é possível sentir cada parte do seu corpo recebendo toda essa renovação energética. Ela trará mais vitalidade, leveza e equilíbrio para a sua vida.

meditação matinal para aprender como meditar deitado do Zen app

2 – CONTOS ZEN [PRATICAR AGORA]

Com receio de dormir durante a prática? A meditação guiada Contos Zen vai mostrar que é possível aprender como meditar deitado sem dormir.

Os Contos Zen são pequenos diálogos que tem como objetivo nos levar a uma reflexão. As narrativas contêm aspectos que chegam a ser desconhecidos para a razão, para justamente nos levar a uma reflexão mais profunda.

Experimente ouvir os contos e refletir por alguns minutos sobre eles e veja como existem diversas formas de se manter presente no aqui e agora.

tela da meditação guiada Contos Zen para aprender como dormir deitado do Zen app

Outra boa prática que pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida é o Ho’oponopono, você já conhece? Leia mais sobre ela no artigo!

Para intensificar ainda mais as suas práticas meditativas, baixe grátis o Zen! Experimente todo conteúdo disponível por 7 dias grátis.

São diversas ferramentas para desenvolver o autoconhecimento, ajudar você a se inspirar através das reflexões e aliviar a ansiedade, o estresse diário e a dormir melhor. Disponível para Android e iOS.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!