Já experimentou outras posições, mas não se sentiu confortável ou por alguma razão não consegue experimentar outras posições?
Saiba como meditar deitado pode ser uma excelente opção para você. Continue lendo!
O que é meditação?
A meditação é uma prática que nos traz consciência plena, que nos ajuda a nos manter no aqui e agora.
É uma ferramenta acessível, que não está atrelada a nenhuma religião e que traz inúmeros benefícios quando se torna um hábito. Aliviando a ansiedade e o estresse, ajudando o praticante a ter uma noite de sono restaurador, equilíbrio emocional e muito mais.
Todos esses benefícios são consequências de viver uma vida no momento presente, onde aproveitamos como um todo tudo aquilo que está acontecendo e não nos apegamos ao passado ou ao futuro.
Como meditar deitado?
Aprender como meditar deitado irá ajudar você a transformar a prática em um hábito, e com isso poder aproveitar de todos os benefícios da prática. Mas antes você vai precisar se atentar a alguns pontos:
O Horário
Ao contrário das outras posições para meditar, essa é uma posição que você deve evitar utilizar se estiver cansado. Por isso, é importante escolher um horário adequado de acordo com a sua rotina. Se há mais disposição de manhã, opte por praticar a meditação matinal.
O Local
Caso opte por meditar na cama, o ideal é que o colchão seja firme e não tão macio, mesmo vale para o travesseiro. Se o colchão e o travesseiro o “abraçam” ao deitar, procure estender um tapete ou uma toalha no chão. Se precisar apoiar a cabeça, você pode utilizar uma almofada mais firme ou até mesmo um bloco de EVA.
A postura
Se você pensou que seria apenas deitar de qualquer maneira que estaria na postura correta, está enganado! É preciso repousar a cabeça alinhada com o resto do corpo e manter os braços com as palmas da mão para cima e alinhadas junto ao corpo. As pernas precisam estar ligeiramente afastadas e os pés voltados com a ponta para fora.
Dicas de meditação para começar
Algo que ajuda e muito em como meditar deitado é praticar algumas meditações guiadas. Como você irá precisar estar concentrado para se manter na posição, ter um guia para ajudar a você a entrar em estado meditativo é importante.
Escolhi 2 conteúdos que estão disponíveis no Zen app e que irão ajudar você a conseguir meditar sem pegar no sono.
1 – RENOVAÇÃO ENERGÉTICA [OUÇA AGORA]
Algumas situações e lugares acabam por afetar diretamente na nossa energia vital. A consequência disso é perceptível quando ficamos extremamente cansados, com irritabilidade, ansiedade e até mesmo insônia.
Uma forma de mantermos a energia elevada é praticando a Renovação Energética. Essa meditação promove o autoconhecimento e o controle mental e emocional, que proporciona uma renovação da nossa energia.
Ao praticar deitado é possível sentir cada parte do seu corpo recebendo toda essa renovação energética. Ela trará mais vitalidade, leveza e equilíbrio para a sua vida.
2 – CONTOS ZEN [PRATICAR AGORA]
Com receio de dormir durante a prática? A meditação guiada Contos Zen vai mostrar que é possível aprender como meditar deitado sem dormir.
Os Contos Zen são pequenos diálogos que tem como objetivo nos levar a uma reflexão. As narrativas contêm aspectos que chegam a ser desconhecidos para a razão, para justamente nos levar a uma reflexão mais profunda.
Experimente ouvir os contos e refletir por alguns minutos sobre eles e veja como existem diversas formas de se manter presente no aqui e agora.
Outra boa prática que pode ajudar a melhorar sua qualidade de vida é o Ho’oponopono, você já conhece? Leia mais sobre ela no artigo!
Para intensificar ainda mais as suas práticas meditativas, baixe grátis o Zen! Experimente todo conteúdo disponível por 7 dias grátis.
São diversas ferramentas para desenvolver o autoconhecimento, ajudar você a se inspirar através das reflexões e aliviar a ansiedade, o estresse diário e a dormir melhor. Disponível para Android e iOS.