Como focar na meditação: o truque de meditar com vela 

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Como eu faço para focar na meditação? 

Essa é, sem dúvidas, uma pergunta que quem se depara com a prática meditativa pela primeira vez se faz. Meditar é desafiador. Desde permanecer com os olhos fechados por um período de tempo até a ideia (errada) de parar os pensamentos. 

Sem contar que parece que dá coceira no corpo todo, né?

Antes de mais nada, queremos te dizer que isso tudo é completamente normal. Faz parte do processo e basta seguir firme, com constância e persistência, para que esses desafios fiquem para trás e você consiga usufruir dos benefícios da meditação. E, mais importante ainda, que existem truques que ajudam a focar na meditação.

O mais comum e, também, simples, é focar na respiração. Você só precisa posicionar a mão sob o abdômen e usar o sutil movimento feito por ele como um elo com o momento presente. Outra possibilidade simples é deixar os olhos semi-abertos e focar a visão em algo que esteja na sua frente – pode ser, inclusive, os seus pés. Pois, muitas vezes, a dificuldade está em manter os olhos fechados e não “viajar” instantaneamente. No entanto, hoje vamos nos aprofundar em uma terceira opção:

O truque de meditar com vela

Resumidamente, o truque de mediar com vela se parece bastante com a ideia de deixar os olhos semi-abertos e focados em algum objeto. Mas, nesse caso, os olhos podem estar totalmente abertos e o foco será na chama da vela acessa.

Então, o que muda?

Primeiro, o fato dos olhos não estarem parcialmente fechados já é uma grande diferença. Além disso, outro ponto interessante é que você pode aliar a aromaterapia ao seu momento de introspecção. E, desta maneira, conseguir uma espécie de ajuda extra – tanto no foco, quanto nos efeitos da meditação em si. 

Mas, o que é aromaterapia?

Existem várias formas do nosso corpo e mente se beneficiar do poder das plantas. Chás, receitas e também o aroma. Neste último caso, utiliza-se das partículas de aroma e dos óleos essenciais, que são extremamente concentrados e, por isso, poderosos. 

Esse é um tipo de tratamento complementar (inclusive oferecido pelo SUS), ou seja, não substitui tratamentos médicos, mas ajuda em uma série de fatores. Entre os quais está, por exemplo, ansiedade, estresse e até dores. 

+ Como escolher incensos? Aprenda a fazer as melhores compras

Alguns dos aromas mais tradicionais são: 

  • Alecrim: melhora a concentração e  traz clareza aos pensamentos; 
  • Camomila: boa opção para dias de insônia ou ansiedade;
  • Lavanda: além de ser calmante, promove amor próprio;

As práticas de aromaterapia são, normalmente, feitas através do uso de óleos essenciais em difusores (pessoais ou de ambiente) ou diluídos em cremes e outros produtos. Atualmente, existem diversos cosméticos que utilizam destes benefícios. Além disso, os incensos naturais e velas aromatizadas também podem trabalhar a aromaterapia. 

Por isso, se você decidir focar na meditação através do truque da vela, pode optar por aromas que ajudem no foco. Além do alecrim, outras boas opções são olíbano e sândalo. Neste post, listamos outras opções que podem te ajudar a meditar.

Meditação para iniciantes

Para além dessas dicas, é sempre importante lembrar que meditar é uma prática que tem dois segredos: constância e consistência. Tanto o seu corpo quanto o seu cérebro precisam se acostumar com essa pausa. 

Então, vá com calma! 

Comece com meditações mais curtinhas, poucos minutos todos os dias vão fazer mais efeito do que horas hoje e um intervalo de meses até a próxima tentativa. Antes de correr, você anda e depois intercala caminhada com pequenos trotes até sentir confiança para alguns quilômetros, certo? Na meditação, o caminho é o mesmo. Comece com poucos minutos, algo até cinco, e depois vá aumentando o tempo de permanência gradativamente. 

O catálogo do Zen App tem inúmeras meditações pensadas desde quem nunca meditou até quem já é praticante. O desafio de 21 dias, por exemplo, começa com uma prática de 2 minutos e termina com uma de 18. Sendo que entre a primeira e a última, você pode repeti-las até se sentir confortável para seguir em diante. 
E aí, vamos tentar meditar? Clique aqui e comece hoje mesmo com a ajuda do Zen!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!