5 sintomas da ansiedade que merecem sua atenção

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Sentir-se ansioso em certas situações — como antes de uma viagem esperada ou entrevista de emprego — é algo natural do corpo. No entanto, se as suas preocupações excedem o limite e passam a incomodar diariamente, você pode estar com sintomas da ansiedade como um quadro clínico.

Esse é um problema que atrapalha amplamente a rotina, o trabalho, a motivação, concentração, vida pessoal, relaxamento e até as noites de sono. Suspeita que sofre de ansiedade? Então, confira a seguir alguns dos principais sinais e tire essa dúvida!

1. Medos excessivos

Um forte indício de ansiedade é a preocupação excessiva com o emprego e vida pessoal. Esses medos podem impedir que você tenha uma vida normal, pois começam a interferir no seu trabalho, no relacionamento amoroso, nas relações familiares, amizades e até em sua relação consigo mesmo.

O problema maior é que com o aumento da sensação de perigo constante, a pessoa ansiosa tem o desempenho e a concentração afetados e pode tentar fugir de situações cotidianas — como sair de casa — para evitar o receio de ser assaltado, passar mal, sofrer um acidente etc.

Em muitos casos, a ansiedade e a apreensão diante de certas circunstâncias surgem devido a um evento traumático. Desse modo, é essencial procurar ajuda profissional para investigar a situação.

2. Problemas no trato digestório

Pessoas ansiosas frequentemente relatam problemas como queimação, enjoos, vômitos, diarreia, gastrite e outros. Esses sintomas são causados pelo nervosismo constante, que tem uma grande influência no trato digestório.

Algumas manifestações podem ser mais comuns no dia a dia — a queimação, por exemplo. Já outras — como vômitos e diarreia — costumam ocorrer diante de eventos maiores e situações mais estressantes como uma viagem, exame ou tarefa de grande amplitude. Geralmente, são aquelas situações em que você tem medo de falhar ou cometer um erro.

3. Dificuldade para dormir

Demorar para pegar no sono, acordar diversas vezes durante a noite, dormir e não se sentir descansado, insônia… esses são problemas bastante comuns de quem sofre de ansiedade. Com as preocupações em excesso e dificuldade de relaxar, pode ser impossível desligar a mente dos pensamentos.

Nesses momentos, é essencial que você tente manter o cérebro e o corpo em um estado relaxado. Para isso, você deve praticar atividades que sejam relaxantes — escutar música, ler um livro e meditar são boas opções. Muitas vezes essas atividades podem ajudar você a se manter mais tranquilo e distante dos problemas na hora de dormir.

4. Mudanças de apetite

Em momentos de grande ansiedade, pode-se demonstrar tanto a falta total de apetite quanto a vontade excessiva de comer. Além disso, é possível também variar entre os dois estados. Quando há vontade de comer devido a esse problema, muitas vezes isso pode causar culpa, pois a pessoa comerá mesmo depois de já estar satisfeita.

E tem mais: quem é ansioso e sofre de compulsão alimentar pode sentir necessidade de consumir alimentos específicos como doces, frituras, chocolate, etc.

5. Inquietação

Roer as unhas e balançar as pernas e braços são alguns dos sintomas mais comuns de agitação devido à ansiedade. Além do mais, você também pode sentir maior dificuldade para ficar parado, relaxar e se concentrar.

A compulsão alimentar também pode ser considerada uma inquietação, visto que a pessoa come por falta do que fazer ou para se distrair naquele momento de grande tensão ou dificuldade.

Portanto, se você se identifica com alguns dos principais sintomas da ansiedade, é indispensável que procure ajuda de um psicólogo para fazer o diagnóstico e um tratamento de acordo com seu problema. Além disso, é essencial procurar por práticas saudáveis, relaxantes e que deem prazer na vida.

E aí, gostou do post? Se você gosta de dicas de saúde e qualidade de vida, aproveite para nos seguir nas redes sociais e ter acesso a muitos conteúdos relevantes. Estamos no Instagram, LinkedIn e Facebook!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!