Sintomas da ansiedade: conheça os principais e o que fazer para aliviar

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Nos últimos anos tem se falado bastante sobre a ansiedade e como ela pode acabar afetando a rotina, as relações familiares e profissionais e até mesmo o desempenho pessoal.

Todo mundo já foi afetado em algum nível por ela, mas você sabe exatamente quais são os sintomas da ansiedade? Para descobrir, continue lendo!

O que é ansiedade

Preparar-se para o que está por vir, se antecipar. Em resposta aos pensamentos constantes sobre algo que ainda não aconteceu, o nosso corpo se prepara para enfrentar o que está por vir e isso é chamado de ansiedade. Preocupação excessiva com o amanhã, com o que ainda não aconteceu.

É comum ter momentos de ansiedade antes de uma viagem, entrevista de emprego ou até mesmo de um evento importante. Uma das consequências desses momentos de ansiedade podem até interferir no nosso sono, por exemplo, gerando dificuldade para dormir.

É por isso que algumas emoções ficam a flor da pele, é o nosso corpo avisando que está se preparando para algo. Não há problema nenhum em ter momentos de ansiedade, uma vez que ela é um estado emocional que precede a conclusão de um evento. 

Sintomas da ansiedade 

É importante conhecer os sintomas da ansiedade para que você identifique se eles estão presentes no seu dia a dia. Os sintomas mais comuns são:

  • Preocupação excessiva;
  • Irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração;
  • Insônia ou dificuldade para dormir;
  • Suor em excesso;
  • Dores no peito;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Sensação de boca seca;
  • Dificuldade em se comunicar;
  • Medo constante;
  • Pensamentos excessivos.

O que fazer para lidar com os sintomas

Os sintomas da ansiedade são desconfortáveis para a maioria das pessoas, muitas não gostam de sentir ansiosas mesmo em uma situação comum.

Ao invés de fugir da sensação de medo, angústia e dos pensamentos acelerados, experimente compreender eles de uma forma diferente.

Uma alternativa para aliviar e compreender melhor esses sintomas é através da prática de algumas meditações guiadas.

Selecionamos 2 conteúdos disponíveis no Zen app que ajudam você a lidar de uma forma mais leve e tranquila com os sintomas da ansiedade.

1 – Alívio da Ansiedade [COMEÇAR AGORA]

Fácil e muito prática, essa meditação guiada é ótima para os momentos de crise. A meditação Alívio da Ansiedade irá guiar você rumo a uma reflexão sobre os seus momentos de ansiedade.

Ela irá ajudar a relaxar, refletir e aliviar os sentimentos e sensações que estão bloqueando ou impedindo você de ter uma vida tranquila e com maior equilíbrio emocional.

Você poderá praticá-la todos os dias ou apenas nos momentos em que sentir que precisa compreender melhor o que está acontecendo.

tela da meditação guiada Alívio da Ansiedade do Zen app para aliviar os sintomas da ansiedade

2 – Atenção no Agora [OUVIR AGORA

A ansiedade pode aparecer a qualquer momento e acabar atrapalhando os seus planos. Então, que tal criar o hábito de praticar uma meditação matinal?

Em um momento de ansiedade ficamos angustiados com o que está por vir e se manter no presente pode ser uma tarefa resistente.

É por isso que a meditação guiada Atenção no Agora é uma excelente escolha para você ter um dia mais equilibrado e sem preocupação excessiva.

Ao incluí-la na sua manhã você vai poder aproveitar melhor o seu dia, de uma forma leve e produtiva.

tela da meditação guiada Atenção no Agora do Zen app para aliviar os sintomas da ansiedade

Quando a ansiedade deixa de ser apenas uma reação natural diante de algumas situações, ela pode evoluir e ser considerado uma patologia. Se ansiedade passa a ser constante, uma avaliação médica é necessária.

Aproveite para baixar grátis o Zen e testar por 7 dias grátis todo o conteúdo disponível!

São várias reflexões, séries, meditações e trilhas disponíveis em português, inglês e espanhol. Disponível para iPhone e Android.

Leia também: Descubra como aliviar a insegurança! 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!