3 Formas de Evitar a Preocupação Excessiva

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Todos nós, em algum momento, já fomos tomados pela preocupação excessiva. Seja ela em relação ao futuro ou, simplesmente, devido a um contratempo no trabalho, por exemplo.

Tudo bem se preocupar, esse sentimento é natural do corpo humano. Porém, quando ele age de forma não saudável, isto é, em excesso, pode trazer diversos problemas para a pessoa. 

Algumas medidas práticas, se praticadas com regularidade, podem reduzir os efeitos desse distúrbio e estimular uma melhor qualidade de vida, sabia? Confira abaixo! 

3 formas para evitar a preocupação excessiva

A preocupação excessiva, muitas vezes, está ligada à ansiedade. Afinal, os efeitos no corpo e na mente são praticamente iguais. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, o Brasil foi considerado o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros que possuem os sintomas. 

Um indivíduo que apresenta traços da preocupação excessiva, geralmente, tem temor de alguma coisa. Para identificar se você tem essa personalidade, veja abaixo os medos internos mais comuns:

  • de que algo não saia como foi planejado;
  • esquecer de fazer algo importante;
  • não ser capaz;
  • errar e ser julgado por isso.

Identificou-se com algum? É importante lembrar que, em pequeno grau, todos nós já pensamos que não éramos capazes de realizar algo, por exemplo, e isso não significa que você tenha algum distúrbio. 

Para melhor identificar e analisar cada caso, é indicado fazer uma consulta com um profissional terapeuta ou psicológico de sua confiança, tudo bem? 

Porém, pequenas dicas simples podem ajudar você a se sentir mais relaxado e tranquilo com os acontecimentos do dia a dia. Olha só:

1. Desconecte-se do mundo e conecte-se consigo mesmo

Se os telejornais ou as notificações nas suas redes sociais estiverem contribuindo para o aumento da sua preocupação excessiva, por que não desativá-los por um momento? Muitas vezes, ouvir ou ver algo que nos faz mal colabora para o nosso emocional.

Tire uns minutos do seu dia para se dedicar inteiramente e exclusivamente para si mesmo. Eu, por exemplo, costumo praticar meditação. É um tempo em que eu foco todos os meus pensamentos para o momento presente. 

Inclusive, já foi comprovado os benefícios da prática na diminuição do estresse e da ansiedade. 

2. Escute músicas relaxantes

Não há nada que me relaxe mais do que músicas calmas e tranquilas. Eu tenho uma playlist infalível para esse momento. Mas, às vezes, eu também opto por escutar os sons incríveis da natureza, como o cantar de um pássaro ou o bater da chuva na minha janela. 

3. Respire conscientemente

O ato de respirar de maneira consciente pode relaxar muito o seu corpo e mente. Aprendi na meditação, e hoje eu introduzo essa prática em qualquer momento em que eu me sinto ansioso, nervoso ou estressado. 

No Zen App você encontra conteúdos incríveis para ajudar no respirar consciente e melhorar a qualidade de vida. Vale a pena conhecer, mas lembre-se de praticar constantemente! 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!