10 dicas para ter mais qualidade de vida

Por Zen App

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você está em busca de uma vida com menos doenças e mais saúde é preciso estar atento a sua qualidade de vida.  Seja na área profissional ou pessoal, o bem-estar de modo geral é uma prioridade e cada vez mais pessoas estão dando atenção a sua saúde como um todo.

Para saber o que é e o que você pode fazer para melhorar a sua qualidade de vida, continue lendo!

O que é qualidade de vida

Cada pessoa tem o seu conceito sobre o que é. Para alguns é ter a saúde física em dia, para outros estar rodeado de amigos e conseguir dormir bem. Essa percepção intuitiva sobre não está totalmente errada.

Em 1995 a OMS (Organização Mundial de Saúde) definiu qualidade de vida como a “percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações“.

Em poucas palavras quer dizer estar bem em todos as áreas, seja profissional, pessoal, psicológico, físico, entre outros. Entretanto, é importante deixar claro que qualidade de vida não tem relação com padrão de vida. O padrão de vida está relacionado a quantidade e qualidade daquilo que se tem.

10 dicas para ter mais qualidade de vida

Para alcançar o equilíbrio e viver de forma mais alinhada e com qualidade é preciso nutrir hábitos saudáveis. Com pequenas mudanças no dia a dia é possível ter mais qualidade de vida, experimente incluir essas 10 dicas em sua vida!

1 – Alimentação saudável

A alimentação tem grande impacto na nossa saúde, de fato somos aquilo que comemos. Imagine o seu corpo como um templo, se você consome apenas produtos industrializados o seu templo começa a ficar frágil. Porque você não está consumindo os nutrientes necessários para manter ele ativo.

Com uma alimentação saudável você consegue manter o bom funcionamento do seu corpo, prevenindo até um possível ataque cardíaco. Faça escolhas mais conscientes e comece a consumir alimentos mais saudáveis. O seu corpo agradece!

2 – Atividade física

O nosso corpo não foi “feito” para ficar parado, é preciso movimentá-lo. A ausência de atividade física com o tempo causar dor nas articulações, inflamações e outras doenças. Muitas pessoas usam a desculpa de que não gostam do ambiente da academia e por isso, não praticam nenhuma atividade.

Entretanto, existem outras formas de exercitar o seu corpo. Crie o hábito de se alongar pela manhã e caso fique grande parte do dia sentado, faça alongamentos durante o dia. Praticar um esporte, correr, fazer pequenas caminhadas e até a prática de ioga podem contribuir e muito para fortalecer a sua saúde.

3 – Relacionamentos

Mesmo entre as pessoas que amamos é normal que aconteçam alguns desentendimentos. Ter um bom relacionamento interpessoal é importante para a nossa vida.

Se existem pontos que te incomodam, procure conversar e resolver. Mande uma mensagem ou convide para sair aquele amigo querido, passe mais momentos com os seus familiares e amigos. Nutrir esses relacionamentos fará com que você se sinta mais confortável e seguro para conversar sobre as coisas que te incomodam. Além de criar um ambiente mais amoroso entre todos.

4 – Dormir bem

Para muitos, 24 horas é pouco tempo para dar conta de tudo e por conta disso, acabam virando noites em claro ou dormindo menos do que o necessário. O corpo precisa ter um momento de descanso, para que possa processar o dia e também proporcionar um momento de relaxamento.

Se você tem dificuldade para dormir e sofre com insônia, por exemplo, experimente criar uma pequena rotina. Comece a ir deitar no mesmo horário, ouça músicas relaxantes horas antes de se deitar, escreva em um papel aquilo que está te tirando o sono. Aos poucos, essas pequenas mudanças vão fazer com que você consiga descansar e acordar revigorado no outro dia.

5 – Hobby

Às vezes o trabalho é estressante, assim como a correria do dia a dia. Quando isso ocorre frequentemente acaba virando uma bola de neve de tensão. Nesses momentos ter uma atividade de escape pode ajudar.

Encontre uma atividade que goste de fazer e que te traga paz, felicidade e tranquilidade. Escolha um dia durante a semana ou tente praticá-lo todos os dias. Nesse momento você irá conseguir relaxar e aliviar a preocupação excessiva, retomando o equilíbrio.

6 – Check up médico

A saúde é o principal fator para ter uma boa qualidade vida. Ir regularmente ao médico é uma forma de manter o seu corpo em pleno funcionamento. Quando procuramos um médico apenas quando sintomas físicos surgem, podemos enfrentar um tratamento mais demorado.

Ao realizar o “check up”, temos uma visão geral sobre a nossa saúde, além de podermos agir preventivamente ou no começo de alguma doença. Converse com o seu médico sobre os exames que precisam ser feitos e a periodicidade.

7 – Aprender algo novo

Quando foi a última vez que você aprendeu algo novo? Ir em busca de conhecimento melhora a nossa cognição e também expande os nossos horizontes.

Faça cursos e leia sobre assuntos diversos, principalmente aqueles que são fora da sua zona de conforto. Essa atitude fará com que você tenha uma mente mais aberta e melhore a sua capacidade intelectual.

8 – Momentos de lazer

A sua vida não precisa seguir o fluxo de trabalho e casa é importante que você possa ter momentos de lazer, mesmo que pequenos. Aproveite sua própria companhia e vá ao cinema, convide alguns amigos para sair, experimente algo novo, enfim, são inúmeras as possibilidades.

Ao criar esses momentos de lazer você terá mais confiança e tranquilidade para resolver problemas e seguir com o seu dia a dia.

9 – Organização

Muitas vezes temos uma crise de ansiedade porque não conseguimos visualizar o que precisamos fazer. Ter organização e planejamento nos ajuda a alcançar os nossos objetivos pessoais, como também estimula a nossa produtividade.

Escolha um dia da semana para planejar os próximos dias e torne isso um hábito. Você não precisa detalhar o que irá fazer, comece com uma lista de priorização e vá adaptando conforme a sua necessidade. Outra sugestão é sempre manter a sua casa e o seu ambiente de trabalho organizados. Acredite, isso fará com que você tenha ainda menos momentos de estresse.

10 – Meditação

Você está cuidando do seu corpo físico, das suas relações pessoais, tendo mais momentos de lazer e de felicidade, mas e a sua saúde mental? Há momentos em que estamos tão focados em uma única área ou situação, que esquecemos do nosso emocional, do nosso bem-estar mental.

Uma forma de cuidar do nosso “eu interior” é através da meditação. A prática possui benefícios essenciais para a nossa qualidade de vida, como alívio da ansiedade, redução do estresse, estimula a concentração e o foco, entre outros.

É possível praticar a qualquer momento e em qualquer lugar. O Zen é um aplicativo de meditação com vários conteúdos para diversos objetivos. São programas para mudar hábitos, aprender mindfulness, mantras poderosos e muito mais.

Corpo Saudável [Ouvir Agora]

tela da meditação "Corpo Saudável" para melhorar a qualidade de vida

Você pode baixar grátis o app e começar hoje mesmo a melhorar a sua qualidade de vida. Disponível para iPhone e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!