Procrastinação: 5 dicas para superar e ter mais produtividade

Por

Tempo de leitura: 3 minutos

A procrastinação acontece com todos nós. Em algum momento você irá se sentir lutando para conseguir terminar ou adiar uma determinada tarefa. O lado bom é que nem tudo está perdido e é possível aprender a lidar com esse hábito e se tornar mais produtivo!

Embora a maioria das pessoas entenda que procrastinar as impede de fazer as coisas, muitas não estão cientes que isso também pode afetar diretamente a sua saúde.

Segundo uma pesquisa, a procrastinação pode aumentar o estresse, trazer problemas de saúde e reduzir o desempenho. Ter o costume de atrasar entregas também pode reduzir a nossa e principalmente a autoconfiança.

Sabemos que superar esse hábito não é fácil, mas é algo que precisamos trabalhar para ser mais produtivo e ter uma melhor qualidade de vida. Para saber quais estratégias podem te ajudar nessa mudança, continue lendo!

Dicas para superar a procrastinação

Se a procrastinação tem atrapalhado a sua vida e os seus planos, essas 6 dicas podem te ajudar a superá-la!

1 –  Dê o primeiro passo

Uma das razões comuns pela qual as pessoas procrastinam é porque se sentem sobrecarregadas pelo que está por vir. Elas tentam olhar para as coisas como um todo, em vez de se concentrar nos detalhes que podem ser resolvidos imediatamente.

Concentrar-se em dar apenas um pequeno passo de cada vez reduz sua resistência a agir e também vai ajudar no alívio da ansiedade. Quando você dá o primeiro passo, isso faz com que a tarefa pareça fácil e depois de fazer isso, você se coloca em um loop de ação. Ao invés de olhar para o todo, experimente começar a dar um passo de cada vez.

2 – Tenha um compromisso público

Sabemos que não é fácil ser otimista sobre os desafios o tempo todo. Uma maneira de combater isso é fazer um compromisso público com um amigo ou uma pessoa de confiança. Isso cria uma fonte de “bom estresse”, conhecido como eustresse, porque alguém está lá para checa o seu desempenho.

Então, se você quer alcançar ou fazer algo, compartilhe sua ideia com pessoas que estariam prontas para apoiá-lo. Quando você faz, você está criando uma promessa que é mais provável que você mantenha porque alguém está lá para mantê-lo responsável.

3 – Minimize as distrações

Todos nós sabemos que as distrações são um dos fatores mais comuns que nos impedem de agir. Imagine quando você precisa se concentrar em uma determinada tarefa, mas, de repente, seu amigo lhe pede para ver um vídeo engraçado que se tornou viral. O que você faz?

Se você optar por assistir o vídeo, você atrasará seu trabalho e isso não é bom. Por isso é importante se livrar das distrações o máximo possível. Um ótimo método para lidar com distrações e garantir que você faça o trabalho é através do bloqueio de tempo.

Crie intervalos de tempo no seu dia para concluir determinadas tarefas. Durante esse período você não deve fazer mais nada, exceto focar somente no trabalho à sua frente até que seja feito. Depois de alguns dias, perceba como a sua produtividade irá aumentar!

4 – Pense no seu motivo

Por que você acha que a maioria das pessoas não consegue atingir seus objetivos? É porque eles não têm uma razão clara e específica para realizar as tarefas que os levarão até lá.

Quando você perder seu senso de propósito, você irá procrastinar. As pessoas fazem coisas por um certo motivo. Seja qual for o motivo, quando perdemos, também perdemos nossa motivação e força de vontade para fazer coisas importantes.

É por isso que você deve sempre lembrar por que você faz o que faz. Quando o seu propósito não é forte, sua motivação vai diminuir e escolher algo mais prazeroso do que agir será mais atraente do que trabalhar em seus objetivos. Então entenda porque você faz o que faz. Sempre que você sentir vontade de adiar sua tarefa, volte sempre ao seu propósito.

5-  Otimize o seu ambiente

No momento em que você vê a mesa desarrumada, as canetas, livros e arquivos espalhados por toda parte – você pode perder sua motivação para trabalhar porque já está estressado.

Um ambiente barulhento e negativo nunca o tornará produtivo. Por isso, em sua busca para superar a procrastinação, construa um ambiente encorajador que irá motivá-lo a fazer o seu melhor. Transforme sua estação de trabalho e crie um ótimo lugar para trabalhar e você vai procrastinar menos.

Para te ajudar ainda mais a se tornar produtivo e aproveitar melhor o seu tempo, assista o programa “Simplifique“, disponível no Zen app. São 9 episódios em que você irá aprender a gerenciar melhor o seu tempo e as suas tarefas!

tela do programa "Simplifique" para ajudar a vencer a procrastinação

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhar com os seus amigos nas redes sociais!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!