Ayurveda: o que é, como funciona, benefícios e mais!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Tratando a pessoa de forma holística, a medicina ayurvédica é uma das mais antigas do mundo. Com origem na Índia a mais de 3.000 anos atrás, o Ayurveda está ganhando espaço cada vez mais em todo o mundo. 

Mas ainda existem muitas dúvidas sobre o que é, quais são os benefícios, como funciona a rotina e muito mais. E no post de hoje, você vai poder se aprofundar um pouco mais e também irá aprender como aplicá-la na sua vida! Continue lendo. 

O que é Ayurveda

O Ayurveda, como a própria tradução da palavra, é a “Ciência da Vida”, uma medicina alternativa que está ganhando cada vez mais atenção de várias pessoas ao redor do mundo e que contribui diretamente para a nossa qualidade de vida

Muitas vezes, nos queixamos de desconfortos que não são diagnosticados pela medicina ocidental, e isso acontece porque ela tem um foco na cura. Logo, se nada é identificado, nada pode ser curado. 

Já o Ayurveda tem como foco o ser humano como um todo, preocupando-se com a respiração, alimentação, digestão, absorção e eliminação de toxinas. Ao ter como base que o corpo, a mente e a alma estão altamente conectados, é possível tratar eventuais desequilíbrios. 

Entretanto, vale ressaltar que a medicina ayurvédica não substitui a medicina ocidental tradicional. O Ayuverda nesse caso, pode ser considerado um tratamento complementar. 

Como funciona

Com rotinas que ajudam no desenvolvimento do autoconhecimento e reconhecido pelo Ministério de Saúde do Brasil e também pela OMS, o Ayurveda tem como princípio estar em equilíbrio com a natureza. 

Através de uma rotina diária, indicada para a sua constituição, a medicina ayurvédica trata cada um como um ser único e complexo.

É uma experiência de vida praticada diariamente de forma consciente, que nos ajuda a perceber e a detectar desequilíbrios antes que eles possam se tornar uma doença.

E isso só é possível pois para o Ayurveda possuímos necessidades altamente específicas em relação a nossa alimentação, estilo de vida, hábitos, atividades, entre outros. Com essa visão holística, é possível alcançar mais bem-estar e vitalidade.

Benefícios

Segundo um relatório publicado pela University of Maryland Medical Center em 2015, a medicina ayurvédica pode ajudar no tratamento de doenças hormonais, inflamatórias, digestivas e auto-imunes. 

Além disso, a melhora da qualidade do sono, da alimentação, da vitalidade e da qualidade de vida em geral também são grandes benefícios dessa ciência milenar. 

A rotina diária 

Como comentamos acima, para o Ayurveda cada pessoa é única e possui necessidades específicas de acordo com a sua constituição. 

Quando falamos sobre constituição, estamos falando sobre os doshas, que são considerados o perfil biológico de classificação dentro da medicina ayurvédica. 

E para cada pessoa com determinada constituição existem uma série de recomendações, que vão despertam uma mudança de vida. 

Ayurveda a ciência da vida

Se você ficou curiosa e quer aprender ainda mais sobre o Ayurveda e como aplicá-la na sua vida, conheça o novo programa do Zen “Ayurverda – A ciência da vida“.

O programa é dividido em 10 aulas elaboradas pela Dra. Andreia Araujo Lima Torres, educadora em saúde com mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Você será iniciado em um tesouro, que lhe trará mais bem-estar, longevidade e saúde.

Ayurveda – A Ciência da Vida! [Começar Agora]

tela da meditação guiada "Ayurveda - A ciência da Vida" disponível no Zen app

Para conhecer esse e outros programas, como o de Alimentação Consciente, Atenção Plena e muito mais, baixe o Zen app! Disponível para iOS e Android. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!