Os benefícios do banho gelado

Por

Tempo de leitura: 4 minutos

Um banho mais quente pela manhã faz parte da rotina de muitos, principalmente quando o tempo está mais frio, mas você sabia que existem benefícios do banho gelado que podem contribuir diretamente na sua saúde física e mental?

Pode parecer loucura, mas ficar em pé sob a água gelada ou fria pode ser o que você está precisando para melhorar não só a sua energia durante o dia, mas também a sua saúde. 

Se você ficou curiosa e quer saber um pouco mais sobre a história e os benefícios do banho gelado, continue lendo! 

A história por trás do banho gelado

Na maior parte da história humana as pessoas já tinham o hábito de tomar banho gelado ou com água fria. E mesmo quando os gregos antigos desenvolveram sistemas de aquecimento, esse hábito permaneceu para muitos por conta dos seus benefícios.

Inclusive, muitas culturas incorporaram a água fria em suas cerimônias religiosas. Os praticantes japoneses do Xintoísmo, tanto nos tempos antigos como nos modernos, ficam debaixo de uma cachoeira gelada como parte de um ritual conhecido como Misogi, que se acreditava purificar o espírito.

Em 1820, um agricultor alemão chamado Vincenz Priessnitz começou a promover um novo tratamento médico chamado “hidroterapia”, que usava água fria para curar praticamente tudo. 

No entanto, a hidroterapia começou a declinar no século XX, e apesar de ser cada vez menos prescrita para curar doenças, ela continuou a ser utilizada para tratar lesões como o músculos tensionados. Por isso é comum encontrar atletas que tomam banhos gelados para auxiliar na recuperação de lesões e exercícios intensos.

Os principais benefícios do banho gelado

Muitas pessoas preferem um banho quente à gelado, porém, alguns estudos mostram que o uso de água fria pode ser benéfico para a saúde física e mental. Se você ficou curioso para saber os benefícios do banho gelado, confira os 5 principais! 

1 – Melhora da imunidade 

Pesquisadores descobriram uma correlação entre a exposição à água fria e um aumento na glutationa, um aminoácido que estimula o sistema imunológico, livrando o corpo de toxinas e auxiliando no combate o estresse.

2 – Mantém a pele e o cabelo saudáveis

Você já deve ter visto por aí que lavar o rosto com água fria ajuda a manter o viço da pele e também faz parte da rotina da maioria das rotinas de skincare,  e isso não é por acaso. 

A água quente retira os óleos essenciais da pele, deixando-a seca e até mesmo piorando inflamações. Lavar o rosto com água fria algumas vezes por semana pode contribuir com a redução de inflamações da pele e evitar também que o cabelo fique frágil.

3 –  Auxilia na recuperação muscular

Atletas profissionais costumam mergulhar no gelo por curtos períodos de tempo para aliviar a dor muscular após uma corrida ou jogo.

A terapia de imersão em água fria (mergulhar o corpo em gelo ou em banho frio) é uma prática comum em muitas atividades atléticas. Fisioterapeutas especializados em esportes sugeriram que o frio pode aliviar rapidamente o esforço de calor e reduzir a inflamação.

Um estudo no Journal of Athletic Training apontou que tomar um banho frio pode aliviar a hipertermia ao esforço, em comparação com nenhum tratamento.

4 – Melhora na atenção

Tomar um banho gelado pode fazer com que a pessoa se sinta mais alerta, em grande parte devido aos seus efeitos no corpo.

De acordo com uma pesquisa de imersão em água fria existente no British Journal of Sports Medicine, os banhos frios têm muitos efeitos fisiológicos no corpo. Isso significa aumento da frequência cardíaca, pressão arterial alta e taxa respiratória elevada.

Dito isto, os chuveiros frios criam uma sensação de fortalecimento e alerta, o que pode levar a pessoa a ser mais ativa fisicamente.

5 – Alívio da dor

De acordo com o North American Journal of Medical Sciences, aplicações de água fria podem ter efeitos semelhantes aos anestésicos locais para alívio da dor.

A exposição à água fria pode causar a constrição dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a reduzir qualquer inchaço e edema que cause dor. A água fria também pode diminuir a velocidade com que os sinais nervosos conduzem os impulsos.

Isso pode reduzir a taxa na qual os nervos transmitem sinais de dor ao cérebro, o que pode diminuir a percepção de dor da pessoa.

Alguns alertas sobre o banho gelado

É importante ressaltar que uma pessoa não deve usar banhos gelados como um substituto para outras terapias médicas prescritas, especialmente aquelas que os médicos prescrevem para tratar a depressão.

No entanto, as pessoas podem tentar a terapia com água fria para melhorar os efeitos de outros métodos de tratamento.

Algumas pessoas também devem ter cautela ao tomar banhos frios. Isso inclui principalmente pessoas com sistema imunológico mais fraco e as com problemas cardíacos graves, como insuficiência cardíaca congestiva. Isso ocorre porque as mudanças súbitas na temperatura do corpo e no ritmo cardíaco podem sobrecarregar o corpo.

Se uma pessoa não tem certeza se o banho gelado pode ou não ser benéfica para si, deve perguntar ao seu médico antes de tudo.

Como tomar um banho gelado sem sofrimento

Dependendo da época do ano ou região, a água mais fria pode ser um tanto quanto desafiador. Entretanto, muitas pesquisas sobre os benefícios do banho gelado sugerem que a água não precisa necessariamente ser fria durante todo o banho para sentir os efeitos positivos.

Uma sugestão para que você possa começar a sair da sua zona de conforto para sentir os benefícios do banho gelado é que ao final do seu banho você troque a temperatura da água por alguns minutos. No começo será desconfortável, e você pode até sentir um pouco de ansiedade, mas comece aos poucos entre 30 segundos e 2 minutos. 

Com o passar do tempo é possível notar o quanto a sensação de desconforto deixa de existir e você se sente mais preparado e confiante para ficar mais tempo, e quem sabe até tomar um banho gelado do começo ao fim.

Que tal aproveitar os benefícios do banho gelado e aliar as práticas de meditação para melhorar o seu bem-estar e qualidade de vida? O Zen app pode te ajudar. São centenas de conteúdos transformadores para o seu desenvolvimento pessoal e bem-estar.

Baixe agora! Disponível para iOS e Android.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!