Yoga para gestantes: 5 motivos para fazer yoga na gestação

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você descobriu que está grávida.

Entre o mix de emoções trazido pela notícia, é normal surgir uma dúvida referente ao que pode ou não ser feito nos próximos meses. Desde o uso de cosméticos até a alimentação e atividades físicas. Em resumo, tudo é uma grande dúvida. 

E, no geral, apenas o seu médico pode te responder. 

Mas, podemos adiantar: normalmente a prática de yoga para gestantes não só é  liberada como é indicada por especialistas. Então se você recebeu carta branca para seguir com uma rotina de atividades físicas, pode continuar as aulas de yoga ou então começar na modalidade. 

“Sou muito grata pela prática de yoga em cada etapa da vida. Na gestação então…  me ajudou demais, inclusive a lidar com os medos e ansiedade”, comenta Juliana Goes, que já praticava yoga e seguiu com a atividade nas duas gestações.  

Assim como ela, muitas mães fazem yoga durante a gestação e também no pós-parto. O que motivou uma série de pesquisas sobre os benefícios do yoga para gestantes. Se acaso você está em dúvida, vamos te contar alguns deles a seguir 🙂 

Benefícios do yoga para gestantes

1. Controle da ansiedade 

Como já dissemos, o período gestacional é cheio de dúvidas e medos. Por isso, é comum que as futuras mamães fiquem mais ansiosas e, em alguns casos, desenvolvam problemas por isso. 

Por isso, a prática do yoga se apresenta como uma ferramenta importante para ajudar a focar no momento presente. E, assim como acontece de modo geral, evitar sintomas de ansiedade e depressão, por exemplo. Também são menores as chances de problemas como pressão alta.  

2. Fortalecimento da região pélvica

Para quem sonha em ter um parto natural, o yoga pode ser uma ferramenta a mais e auxiliar a preparar o seu corpo.ajuda muito. Inclusive, várias doulas usam asanas para ajudar no fortalecimento do assoalho pélvico. Isso acontece porque muitas posturas trabalham movimentos de contração e relaxamento, que são importantes na hora do parto.  

3. Menos dores nas costas

Conforme a gestação avança, dores nas costas e lombar são bem comuns. Trabalhar o alongamento e a postura destas regiões, como acontece nas práticas de yoga, ajuda a amenizar esse incômodo. 

4. Melhora no sistema digestivo 

Ir ao banheiro também é um incômodo comum entre mulheres grávidas. E o yoga tem vários asanas que trabalham o sistema digestivo e eliminatório e os ajudam a funcionar melhor. Em outras palavras, pode dar adeus à constipação. 

5. Autoconhecimento

A prática regular de yoga nos ajuda a nos conhecer e entender o que estamos sentindo, ou seja, melhora o autoconhecimento e a autopercepção. Além de proporcionar pausas e conexão entre mãe e bebê – já que com a rotina atribulada, muitas vezes isso não é possível de forma consciente.

Aula de yoga para gestantes

Você quer inserir a prática de yoga na sua rotina durante a gestacional?

Então nós temos uma boa notícia para você: as professoras do Zen Wellness, plataforma de yoga online, prepararam 5 aulas gratuitas para você fazer aí da sua casa. É só esticar seu tapetinho e dar play nessa lista no Youtube:

E se acaso você quiser mais práticas, basta clicar aqui e fazer sua inscrição no Zen Wellness. Os primeiros 7 dias são gratuitos para você testar 🙂

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!