Descubra porque viver o presente ameniza a ansiedade!

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das principais razões pela qual as pessoas meditam é para manter a calma e viver o presente, o que faz com que os sintomas da ansiedade aliviem.

Atualmente o mundo parece contribuir para que vivamos na expectativa de algo, ansiosos ou para tenhamos a sensação de que algo nos falta.

A nossa rotina e a maneira de trabalhar também são aspectos que contribuem diretamente para esse “estilo de vida” ansioso que estamos vivendo cada vez mais. 

Algumas práticas podem nos ajudar a retomar o equilíbrio interior e com isso, ter uma vida com mais plenitude e presença. Para descobrir porque viver o presente contribui para amenizar a ansiedade, continue lendo! 

Tudo é passageiro

Aprender a ser grato pelas mínimas coisas e pelos detalhes, como já falamos algumas vezes aqui no blog, é o primeiro passo para viver em mais harmonia consigo mesmo. Mas, existe outro ponto importante que a meditação trabalha que é lidar com o presente como algo passageiro, não de uma forma negativa, mas da forma mais positiva possível.

Meditar é prestar atenção às mínimas coisas ao seu redor; é atentar calmamente para os detalhes. Se, ao meditarmos, tivermos em mente que tudo é passageiro – coisas boas e coisas ruins, principalmente -, naturalmente passaremos a não nos deixar afetar por problemas. Pode parecer complexo em um primeiro momento, mas é bem simples.

Quando nos deparamos com alguma situação ruim, a primeira sensação que nos assola é de que este problema será interminável. Que tudo de ruim é eterno. Acabamos por nos esquecer que é justamente o contrário disto: tudo é passageiro. Coisas boas ou ruins são passageiras, tudo possui um início, um meio e um fim. Tudo começa e termina, de uma forma ou de outra.

Viver o presente

Presença é uma das bases da meditação, ouso dizer que é a primeira coisa que aprendemos ao iniciar a prática. Quando compreendemos que tudo é passageiro, aproveitamos melhor o aqui e agora. 

Talvez você esteja se perguntando: e qual o ponto principal de tudo isso?

O ponto de tudo isso é que os problemas não são eternos e que eles não podem nos afetar de maneira permanente. E que, se as coisas boas também são passageiras, devemos trabalhar nossa mente e nossas atitudes para que mais coisas boas venham, para que nossa vida seja repleta de passagens boas.

Que os nossos momentos tenham mais espaço para coisas boas que para coisas ruins; mesmo que tudo seja passageiro, que tenhamos mais lembranças boas e que as ruins, que já passaram, não tenham espaço em nossa lembrança para que sintamos coisas ruins, apenas para que lidemos como um aprendizado importante.

Amenizando a ansiedade

Não se preocupar com o futuro e olhar o passado apenas como aprendizado, quando necessário são dois pontos cruciais para que a ansiedade vá embora. Encarar o presente como algo passageiro, seja bom ou ruim, também. Desta forma, aceitamos o ritmo natural das coisas e aprendemos a lidar com ele da melhor forma.

Se você está em busca de uma vida com leveza e quer aliviar a ansiedade, experimente praticar uma boa meditação guiada. Uma sugestão é a meditação “Alívio rápido da ansiedade” disponível no Zen. 

Essa é uma meditação que ajuda você aos poucos a se manter mais no aqui e agora, e com isso viver o presente. 

Alívio Rápido da Ansiedade [Ouvir Agora]

tela da meditação guiada "Alívio Rápido da Ansiedade" para quem está a procura de viver o presente

Para descobrir esse e outros conteúdos transformadores, baixe o Zen. São centenas de conteúdos para autocuidado, desenvolvimento pessoal, saúde e bem-estar! Disponível para iPhone e Android. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!