Hoje em dia, muito se fala sobre a meditação mindfulness, mas poucas pessoas sabem, exatamente, os benefícios e as diferenças desse exercício em relação a uma prática guiada. Se você, assim como eu, também tem dúvidas sobre os tipos de meditação, vem conferir no artigo tudo sobre o assunto!
Qual a diferença entre meditação guiada e meditação mindfulness?
A meditação mindfulness é a nova tendência dos indivíduos que buscam uma vida mais saudável e equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Isso porque o exercício é capaz de aumentar a concentração no momento presente e estimular a atenção para os sentidos.
Diferentemente de uma meditação guiada onde o indivíduo — por meio de uma voz ou música — deve estar totalmente conectado consigo mesmo, na mindfulness não é necessário focar exclusivamente para dentro de si. Ficou confuso? Calma que eu vou te explicar!
Assim como na guiada, também devemos focar na consciência. Porém, você não precisa “fechar-se” para os fatores externos, uma vez que a atenção plena também está ligada ao exterior.
As duas envolvem diretamente a consciência intencional, mas a grande diferença é que na meditação mindfulness você presta maior atenção nos movimentos do seu corpo, sentimentos e pensamentos em relação a experiência que está vivendo.
Para te ajudar a entender, veja como aplicar o mindfulness no seu dia a dia:
Ao acordar
Comece dedicando uns minutos do seu despertar à sua consciência presente. Abra os olhos, sente-se na cama, respire fundo e sinta o seu corpo. Quais são os pensamentos que surgem nesse primeiro momento do dia? Seus pés tocam o chão e que tipo de sensação eles causam?
Perceba todas as emoções que estão com você nesses minutos conscientes.
Ao escovar os dentes
Depois de levantar e praticar um pouco da meditação mindfulness, escove os seus dentes de um jeito diferente, isto é, sem a mão dominante. Quando fazemos essa mudança, o cérebro automaticamente presta maior atenção nos movimentos necessários para a limpeza bucal. Sim, isso também é mindfulness!
Ao comer
O mindful eating é a ação de prestar atenção no sabor, textura e aroma da comida. Experimente cada um dos alimentos separadamente, saboreie-os! Depois, faça a junção e veja o que sente agora.
Muitas vezes, fazemos as refeições no automático, pensando em diversas coisas e esquecemos de apreciar a comida que nos é oferecida.
Ao tomar banho
Não leve a reunião, a briga, as conversas, entre outras situações, ao sagrado momento do banho. Esteja presente na experiência de sentir a água pelo seu corpo, o toque do sabonete na sua pele e o quão relaxante é massagear o couro cabeludo.
Gostou do conteúdo? Outros como esse você encontra no blog do Zen. Baixe também o aplicativo para auxiliar na descoberta da sua melhor versão!