Assim como há diferentes estilos de meditação, como Zazen e Mindfulness, por exemplo, também existem diferenças entre os exercícios de yoga. Quando comecei a ser um adepto dessa arte milenar, me confundia muito em saber qual era o estilo que estava praticando.
Não só os iniciantes no assunto, mas, até mesmo, os mais experientes podem ficar em dúvidas em relação aos exercícios da Vinyasa e da Ashtanga Yoga. Vem entender como funciona cada uma no artigo abaixo!
Vinyasa x Ashtanga Yoga — Qual a diferença?
Afinal, como saber se estou praticando Vinyasa ou Ashtanga Yoga? Embora as duas sejam práticas originárias da Índia e que deixam o corpo e a mente mais saudáveis, há grandes dissemelhanças nestes dois estilos:
Ashtanga Yoga
A Ashtanga Yoga consiste em seis séries fixas de posturas, criadas pelo indiano K. Pattabhi Jois. O objetivo é fazer o aluno evoluir, progressivamente, a cada nova aula. É importante saber que existem dois tipos de ensinamento:
- o professor não dá comandos verbais aos alunos, apenas ajusta as posturas;
- o professor conduz os alunos, com palavras e músicas, e ajusta as posturas.
Quando comecei claramente preferia a segunda opção. Afinal, era inexperiente e não conhecia as séries. Hoje, já consigo me concentrar em meus próprios movimentos e entrar em conexão comigo mesmo.
Vinyasa
A Vinyasa não possui séries fixas, cada professor e aluno podem criar suas próprias posições. Ou seja, oferece dinamismo e é excelente para quem deseja se desafiar e praticar o autoconhecimento sozinho.
Por não seguir uma série, o tempo para cada postura depende da evolução de cada um, resultando em aulas mais curtas e fluidas.
Eu aconselho você a começar pela Ashtanga Yoga e depois seguir para a Vinyasa, uma vez que é preciso conhecer algumas posturas da prática para criar suas próprias.
Quais são os benefícios?
Os benefícios para a mente e corpo são os mesmos nas duas práticas. Fiquei encantado como me tornei uma pessoa mais paciente, menos ansiosa e até deixei minha musculatura mais alongada.
Benefícios para o corpo:
- músculos mais tonificados;
- resistência;
- postura mais alongada;
- perda de peso.
Benefícios para a mente:
- aumento de foco;
- concentração;
- disciplina;
- diminuição da ansiedade e do estresse.
Você já sabe que no Zen App é possível encontrar exercícios para infinitas possibilidades. Digite “yoga” na busca interna do aplicativo e confira meditações para o corpo físico, sua natureza interior, controle da ansiedade, melhora do sono e muito mais!