Estresse: 4 sinais de que ele está afetando o seu bem-estar

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

O estresse é algo normal do nosso dia a dia, e em algum momento podemos nos sentir estressados. Seja por conta da rotina, por vezes acelerada, ou até mesmo por não estarmos em um dia bom.

Entretanto, a nossa mente e o nosso corpo passam por ele apenas para executar tarefas diárias, mas esse tipo de estresse geralmente não afeta negativamente nossa saúde mental ou física. Isso porque existem diferentes tipos de estresse, alguns bons, outros ruins.

Para saber quais são e os sinais que nos indicam que ele está prejudicando o nosso bem-estar, continue lendo!

Tipos de estresse

De fato, existem pelo menos três tipos diferentes: eustresse, agudo e crônico.

  • Eustresse: é a resposta do nosso corpo à excitação e euforia. É normalmente referido como “bom estresse”. Como o primeiro beijo ou a  primeira grande viagem.
  • Estresse agudo: é a resposta do nosso corpo a um gatilho imediato (positivo ou negativo) e desaparece depois que o abordamos. Como andar por um beco escuro e ouvir passos rápidos atrás de você.
  • Estresse crônico: é constante e intenso, o que nos faz sentir aprisionada e sobrecarregada. Como um casamento forçado ou intimidação no local de trabalho.

Ser capaz de identificar os sintomas do estresse negativo em nossa vida é fundamental para o bem-estar geral.

4 sinais de que ele está afetando o seu bem-estar

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o estresse e quais os tipos principais, confira 4 sinais de que ele pode estar afetando o seu bem-estar

1. O estresse não diminuiu

Se você se sente estressado constantemente por longos períodos, isso é um sinal de alerta!

Embora o estresse seja uma parte natural de nossas vidas, se você está sendo constantemente afetado por sensações de tensão, ansiedade, indignação ou nervosismo, por exemplo, sua saúde pode estar sendo prejudicada diretamente.

Uma dica para essa condição é fazer uma pausa na sua rotina normal. Priorize o autocuidado, se possível procure um médico e converse com alguém sobre o que você está vivenciando. Pequenas mudanças na sua rotina podem fazer uma grande diferença.

2. O estresse está prejudicando os seus relacionamentos

Quando o estresse se torna tóxico, isso pode afetar sua capacidade de se relacionar, tanto no trabalho quando na sua vida pessoal.

Por isso, fique atento a sinais de baixo desempenho ou ruim e observe se você parece negativo ou irritado ao lidar com outras pessoas.

Aumente a autoconsciência prestando mais atenção aos gatilhos durante suas interações interpessoais e note qualquer impacto em sua comunicação verbal e não verbal. E esteja aberto a atitudes e conselhos positivos que podem ajudá-la a lidar com isso.

3. Você não está dormindo bem.

O sono é uma parte fundamental para uma boa qualidade de vida. Se você não está dormindo o suficiente, seu corpo provavelmente não está produzindo os hormônios suficientes (progesterona, estrogênio, serotonina e melatonina, por exemplo) para colocá-lo em um sono saudável.

Isso faz com que seus ciclos de sono se tornem irregular – fazendo com que você acorde ao longo da noite e se sinta cansado ao acordar.

Criar uma rotina de relaxamento que ajude sua mente e seu corpo a se desligarem do mundo externo é uma boa sugestão para melhorar essa condição.

Experimente ir dormir no mesmo horário e praticar uma meditação guiada, como a “Relaxamento para Sono Profundo”.

Relaxamento para Sono Profundo [Ouvir Agora]

tela da meditação guiada para controlar o sono excessivo "Relaxamento para Sono Profundo" do Zen app

4. Você está se deixando para depois

Quando nos sentimos sobrecarregados, ignorar as rotinas diárias que nos ajudam a sentir bem é muito fácil.

Se você perceber que a sua rotina de autocuidado foi colocada em segundo plano por causa do estresse, reconheça-as e resolva-as imediatamente antes de sua ausência começar a reverberar em outras áreas de sua vida.

Coloque-se de volta nos trilhos aos poucos. Como você já está sobrecarregada, tentar resgatar toda a sua rotina de uma só vez terminaria em um grande desastre. Comece com o mais fácil e reconstrua a partir daí.

Você se sentirá melhor imediatamente e também estará no caminho certo para cultivar uma melhor qualidade de vida!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!