Pranayamas contra a ansiedade: respirações para momentos de estresse 

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe respirar ou respira apenas para sobreviver? 

Essa pode ser uma pergunta estranha, afinal a gente respira desde o nosso primeiro segundo neste mundo. Mas é exatamente por isso que, às vezes, essa atitude entra no piloto automático. Ou seja, é feita sem que reparemos ou nos esforcemos pra isso. Apesar disso, essa é uma ferramenta importante e que reflete em nossa vida. 

Se você corre, consequentemente, a respiração fica ofegante. 

Se está nervoso, alguém rapidamente o orienta a respirar fundo. 

Nada disso é por acaso. Pelo contrário, é comprovado que a respiração impacta diretamente todo o funcionamento do nosso organismo. Por isso, saber respirar pode te evitar crises de ansiedade e até te tirar de uma. Se acaso você percebeu não sabe respirar, está no lugar certo. Pois, a seguir, nós vamos te ensinar dois pranayamas contra a ansiedade a seguir. É só continuar lendo e clicar para ver os vídeos.

Pranayamas contra a ansiedade 

1. Chandra Bedhana

Em resumo, esse é um pranayama bem simples e que ajuda a trazer a sua atenção para o momento presente. Você só precisa inspirar com a narina esquerda e, em seguida, expirar com a narina direita. Além de diminuir a ansiedade, alguns dos benefícios desse pranayama são: 

  • Reduzir a temperatura do corpo
  • Diminuir tensão

Clique aqui para conferir em vídeo como fazer a respiração. 

2. Nadi Shodana (Respiração das narinas alternadas)

A respiração das narinas alternadas é uma ótima aliada em momentos de estresse e ansiedade. Ela é bem simples e o efeito é instantâneo. Até a Gisele Bündchen já falou que faz às vezes. 

Se você quiser fazer também, só precisa inalar e exalar alternando as narinas. Ou seja, você tampa a narina esquerda e inspira com a direita e, em seguida, tampa a direita e exala com a esquerda. A narina que acaba de receber a exalação recomeça com uma inspiração e Daí é só ir invertendo. 

Ficou com dúvida? Confira aqui o passo-a-passo desse pranayama em vídeo

Aprenda a relaxar com o yoga 

Além de ajudar a controlar a ansiedade, o yoga também é uma ferramenta potente no combate ao estresse. Existem várias pesquisas que comprovam que, quando inserida na rotina, a atividade é benéfica para pessoas que têm altos níveis de estresse no dia-a-dia. 

Clique aqui para entender melhor esse efeito e aprender a relaxar com o yoga.

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