3 benefícios do yoga comprovados pela ciência

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Existem diversos benefícios do yoga comprovados pela ciência. Você, provavelmente, já ouviu algum deles. Afinal, nós já falamos sobre vários deles por aqui e quem faz yoga está sempre repetindo também. Entre os que você conhece, provavelmente, estão os mais citados. Talvez diminuir a ansiedade ou então melhorar a postura. 

Acertamos?  

De fato esses são ótimos motivos para inserir a prática na rotina. Mas, são apenas alguns dos MUITOS benefícios do yoga. Afirmas isso pois há décadas pesquisadores têm estudado como a atividade age no corpo e a lista de benefícios não para de crescer desde então. Também por isso, listamos alguns motivos para praticar yoga que, talvez, você ainda não conheça. 

3 benefícios do yoga comprovados pela ciência

1. Yoga e meditação reduzem dores crônicas 

Segundo um estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association, pessoas que sofrem de dores crônicas e depressão tiveram uma grande melhora na percepção da dor, no humor e na capacidade funcional.  

Em resumo, o estudo foi feito com uma população semi-rural de Oregon (EUA). Pesquisadores orientaram os participantes sobre meditação mindfulness e hatha yoga por oito semanas. A maior parte dos voluntários não tinha mais esperanças de viver sem dores crônicas. Porém, no relatório final, 89% deles disseram que se sentiam melhor e tinham aprendido a lidar com a dor.  

“Com a dor crônica, a cura está relacionada a aprender a viver com um nível de dor que é administrável. Por isso o yoga e a meditação são ferramentas importantes”, explicou a Dra. Cynthia Marske, osteopata e diretora de educação médica nas Clínicas de Saúde Comunitária de Benton e Linn County.

2. O yoga melhora o funcionamento do cérebro 

Uma revisão de estudos encontrou evidências de que, assim como exercícios aeróbios, o yoga melhora estruturas e funções cerebrais. No total, 11 estudos que relacionam a prática do yoga com o funcionamento do cérebro foram revisados e a conclusão foi publicada no Journal Brain Plasticity. 

De acordo com um dos líderes da pesquisa, Neha Gothe, foram identificados, por exemplo, um aumento no volume do hipocampo com a prática de yoga. O que comprova a melhora da memória de praticantes. 

“O hipocampo é, inclusive, a primeira estrutura cerebral afetada por problemas como a demência e o Alzheimer”. 

A pesquisa também levantou que as alterações cerebrais observadas em praticantes de yoga estão associadas a um melhor desempenho em testes cognitivos ou medidas de regulação emocional.

3. 20 minutos de hatha yoga melhoram a memória 

Assim como a pesquisa anterior, outro estudo, desta vez publicado no Journal of Physical Activity & Health, relatou que após uma aula de 20 minutos de Hatha Yoga é possível perceber uma melhora significativa tanto na velocidade quanto na precisão dos alunos em: 

  • Testes de memória 
  • Controle inibitório
  • Capacidade de manter o foco
  • Absorção de novas informações 

+ 15 minutos de hatha yoga para começar o dia

A pesquisa também comparou o resultado do mesmo cenário após a prática de exercícios aeróbicos. E, concluiu, o yoga teve melhor desempenho. 

Como começar a fazer yoga 

Quer começar a fazer yoga e não sabe por onde começar? Então você está no lugar certo! Pois o time do Zen Wellness vai te ajudar nessa. Resumidamente, você só precisa de uma roupa confortável. Nada além disso.

Não precisa esperar ficar flexível, ter calma ou emagrecer, tá? 

Aqui nesse post a gente explica melhor e dá algumas dicas para quem quer fazer yoga em casa 🙂 Aliás, se for praticar de casa clica aqui para aproveitar o Zen Wellness gratuitamente por uma semana!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!