Yoga mudra: o que são as posturas de yoga com as mãos

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem já pesquisou sobre yoga ou meditação, provavelmente, reparou: muitas fotos mostram pessoas com as mãos em determinadas posições. Aliás, mesmo sem fazer a mínima ideia do que é um yoga mudra é capaz que você até tenha reproduzido algum deles para se referir às práticas. 

Os mudras feitos junto à postura de lótus, neste sentido, são clássicos. 

Já viu esse aí da foto e até imitou em algum momento, né? Mas, a partir de agora, você também vai saber o que são os mudras, posturas de yoga com as mãos e para que eles servem. 

O que é yoga mudra 

Antes de mais nada, é preciso entender que em uma prática de yoga, nada é por acaso. Da forma como respiramos ao posicionamento das mãos, tudo tem uma intenção específica e benefícios comprovados. 

Neste artigo estamos falando especificamente das mãos, ou seja, dos mudras. E, em resumo, eles funcionam como um elo entre o equilíbrio do corpo e da mente através da reflexologia que esta região tem no nosso corpo.

Quem explica melhor é Veridiana Julião, professora de yoga no Zen Wellness. 

“Ao posicionar os dedos de uma forma específica, estamos acionando diferentes regiões do cérebro que estão transmitindo estímulos para o nosso corpo e criando conexões energéticas além das que o asana e pranayamas já fariam”.

Ainda de acordo com a professora, através de um mudra aumentamos o fluxo prânico do nosso corpo físico, ou seja, a energia vital que nos ajuda a desenvolver uma prática mais fluida e atuante nos níveis físico, mental, emocional e espiritual. 

Os mudras mais populares 

Assim como os asanas, que são as posturas de yoga, existem inúmeros mudras na filosofia do yoga. Eles atuam em diferentes sistemas e ajudam a, por exemplo, diminuir a ansiedade e a melhorar a autoestima. 

Só para ilustrar, alguns dos mudras mais populares são: 

Padma mudra

zenwellness.com.br - yoga mudra

Ajuda a nos conectar com o nosso interior e reencontra a própria essência. 

Jnana mudra

zenwellness.com.br - yoga mudra

Bem comum nas práticas de yoga, esse mudra ajuda a estimular a respiração e melhora a concentração.  

Anjali mudra

zenwellness.com.br - yoga mudra

Unir as mãos em frente ao coração é uma atitude comum mesmo com quem não faz yoga e não sabe o que são mudras. Esta é uma postura que trabalha união e equilíbrio. 

Quer saber mais sobre yoga e mudras? Clique aqui e teste o Zen Wellness, plataforma de yoga online, gratuitamente por uma semana.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!