Não consegue dormir? 3 práticas para reduzir a sua insônia

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

A dificuldade para dormir é uma das causas que mais atrapalham o dia a dia das pessoas. Afinal, ela é capaz de influenciar em vários aspectos, físicos e emocionais.

Rolar de um lado para o outro na cama, não pegar no sono, acordar várias vezes durante a noite e tantas outras situações já são conhecidas entre as pessoas que não conseguem dormir. E, quanto mais vezes esse problema for acontecendo, mais prejuízos vai deixando no caminho.

Por conta dessa realidade, neste post, abordamos algumas práticas para reduzir a insônia. Confira!

Saiba por que as pessoas têm insônia

A insônia não é algo isolado na sociedade. Porém, não tem uma única razão. Existem vários motivos que podem causá-la, desde doenças sérias, até mesmo o estresse do dia a dia. Veja algumas razões:

  • claridade;

  • barulho;

  • desconforto com a temperatura;

  • depressão;

  • ansiedade;

  • doença mental;

  • doença física.

Adote atitudes eficientes para reduzir a insônia

Para que você saiba como reduzir a insônia, confira algumas atitudes a seguir.

1. Ouça músicas relaxantes

Já experimentou colocar sua música favorita ou selecionar uma playlist de músicas calmas para ouvir antes de dormir? Essa é uma prática eficiente e que pode ajudar você a pegar no sono com mais facilidade. Afinal, o ritmo da música e o embalo dos instrumentos vão fazer sua mente esvaziar e seu corpo relaxar para que tenha uma noite tranquila.

Porém, tome bastante cuidado com as músicas escolhidas. Canções agitadas demais podem causar o efeito contrário. Além disso, playlists com letras mais aprofundadas podem fazer com que você queira cantá-las em vez de dormir, ou fazer com que seu cérebro se envolva demais e não descanse.

2. Beba leite para reduzir a insônia

Aquele costume antigo de beber leite morno antes de deitar não é por acaso. Essa bebida influencia, sim, no sono e pode ser fundamental para que você reduza a insônia.

Beber leite faz com que a serotonina, o hormônio do bem-estar, seja liberada. Isso porque o triptofano, um aminoácido, age diretamente nessa parte hormonal. Com isso, você passa a sensação de tranquilidade para seu corpo e consegue relaxar para dormir.

3. Faça meditação periodicamente

A meditação também está entre as alternativas para reduzir a insônia, porque é uma prática de autoconhecimento, que estimula o bem-estar, tranquiliza a mente e proporciona ótimas sensações físicas e emocionais.

Essa prática promove estabilidade entre os estados mental e físico e ajuda a controlar suas preocupações e distrações. Meditar semanalmente vai fazer com que você tenha mais equilíbrio e, aos poucos, as noites vão se tornar mais tranquilas, facilitando a chegada do sono.

Coloque essas ações em prática e observe como o seu sono vai melhorar com o tempo. Também é importante alimentar-se bem, praticar atividades físicas e verificar se a insônia não está relaciona a algum problema de saúde, entre outros fatores.

Agora que você já conhece algumas atitudes para reduzir a insônia, compartilhe essas dicas em suas redes sociais, para que seus amigos também saibam como se livrar desse desconforto. Contamos com você!

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!