Por que meditar: 5 motivos para começar a meditar hoje

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Ainda hoje, há quem pense que meditar é o mesmo que sentar na postura de lótus, fechar os olhos e repetir inúmeras vezes “ommmmm”. 

Não precisa ser assim. Aliás, quase nunca é. 

Mas nós já falamos sobre isso por aqui. Hoje, queremos responder a dúvida que muitas pessoas ainda têm – tanto que pensa que meditar é esse ritual quanto quem não faz a mínima ideia do que seja. E, aliás, até algumas pessoas que sabem sim o que é meditar se questionam:  

Mas, por que meditar? 

Existem inúmeros motivos para você separar alguns minutos do seu dia e meditar. Nós vamos focar só em cinco e, de quebra, te contar uma coisa: é possível meditar por menos de 10 minutos e sentir tudo isso!

1. Seu cérebro vai rejuvenescer 

De acordo com uma pesquisa feita pela neurocientista Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts e da Harvard Medical School, nos Estados Unidos, meditar ajuda a rejuvenescer o cérebro. 

Em resumo, o estudo analisou pessoas que meditam entre sete e nove anos. enquanto o normal é que a gente perca massa cinzenta no córtex frontal conforme envelhecemos, foi constatado que entre praticantes da meditação acontece o oposto. Ou seja, o volume de massa cinzenta aumenta com o decorrer do tempo.

Aos 50 anos, quem medita tem a mesma quantidade de uma pessoa de 25.  

2. Sua memória vai melhorar 

Além de rejuvenescer o cérebro, outros estudos já comprovaram que há uma melhora na memória e na tomada de decisões de quem medita.

3. Menos ansiedade e estresse  

Inúmeras pesquisas já comprovaram que a meditação diminui os sintomas de ansiedade, depressão e estresse. O que, consequentemente, ajuda a evitar problemas cardiológicos.   

4. Noites de sono mais profunda

Ao diminuir o estresse e a ansiedade, há um impacto direto no sono. Mas, além disso, também é possível meditar logo antes de dormir para relaxar e ter um sono ainda mais profundo.  

5. Mais autoconhecimento 

Ao parar para meditar, você passa a ter mais consciência dos seus pensamentos e de você. O que pode ajudar em várias questões pessoais importantes. 

Conheça mais benefícios da meditação

Além disso tudo, existem diversos outros benefícios de meditar comprovados pela ciência. Entre os quais estão, por exemplo, a redução dos sintomas de ansiedade, depressão e ataque de pânico. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então é só clicar aqui 🙂 

E, para começar a meditar, baixe o Zen App no seu celular. Tem sete dias de acesso premium gratuito te esperando. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!