Entenda como meditar vai te ajudar a ter mais foco

Por Zen App

Tempo de leitura: 2 minutos

Se pudéssemos dividir a vida em três pilares, provavelmente a divisão mais popular seria: trabalho, lazer e descanso. Numa rotina bem organizada, cada um deste pilares receberia 8 horas de dedicação diária.

É incrível imaginar. Mas, na vida real, estamos longe desse equilíbrio. 

Uma coisa invade o tempo da outra; e-mails, redes sociais e mensagens que parecem urgentes (mesmo sem ser) nos interrompem o tempo inteiro e daí duas coisas acontecem:

  • O dia passa e a sensação é que nada foi feito
  • Várias coisas ficam para amanhã 

Normalmente, uma em consequência da outra. 

20 milhões de procrastinadores crônicos 

Se acaso você se sentiu representado por essa rotina caótica, não se sinta só. 

Estudos apontam que 20% dos adultos do mundo são procrastinadores crônicos. Ou seja, só no Brasil são mais de 20 milhões de pessoas que têm dificuldade de focar numa tarefa e finalizá-la. Além dos casos crônicos – que podem ser sintomas de outros problemas como, por exemplo, ansiedade e depressão – são inúmeros os casos de quem simplesmente não consegue dar conta da rotina. 

Hoje, não estamos aqui para falar da origem desses problemas. Mas, sim, para mostrar que a meditação pode ajudar.

Como meditar vai te ajudar a ter mais foco

De acordo com pesquisas feitas ao redor do mundo, a prática meditativa impacta diretamente a saúde do nosso cérebro. E, entre outras coisas, ajuda no combate à degeneração cognitiva ao estimular áreas ligadas à memória, ao foco e à empatia.

Como já dissemos aqui algumas vezes, meditar é uma maneira de treinar a mente para focar no momento presente. Durante uma prática, o objetivo é sempre reconhecer pensamentos sem se apegar a eles. Tudo o que importa é o aqui e o agora. 

+ Conheça os diferentes tipos de meditação

Um estudo feito na University of Waterloo, no Canadá, concluiu que 10 minutos de meditação diária ajudam a melhorar o foco ao diminuir pensamentos repetitivos e ansiosos.

“A divagação da mente representa quase metade do fluxo diário de consciência de qualquer pessoa”, explica Mengran Xu, pesquisador responsável pelo estudo. “Esses pensamentos podem afetar negativamente sua capacidade de aprender, concluir tarefas ou até mesmo funcionar com segurança.

Nos Estados Unidos, a University of California também pesquisou o impacto da meditação e o foco. Neste caso, os voluntários participaram de um retiro de três meses e foi possível notar:

  • Melhora na percepção 
  • Maior facilidade em manter a atenção
  • Melhora no desempenho de tarefas

O resultado foi acompanhado tanto durante o retiro quanto após e constatou-se que os benefícios da meditação se mantiveram por cinco meses. 

Como começar a meditar

Se você está em busca de ferramentas que te ajudem a ter mais foco, inserir a meditação na rotina é uma ótima alternativa. E você já deve ter percebido isso. Mas, vamos a uma última dica: vá com calma. 

Meditar não é necessariamente sobre o tempo de permanência, mas sobre a constância. Em outras palavras, mais vale começar com 5 minutos diários e conseguir executá-los todos os dias do que optar por práticas longas e se sentir desestimulado. 

Acostume seu cérebro com essas pausas e vá aumentando gradativamente. No Zen App, temos programas pensados para acolher quem nunca meditou. Como é o caso do Desafio dos 21 dias, por exemplo. 

Opte por algo neste estilo e sinta, dia após dia, como meditar vai te ajudar 🙂 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!