Meditação guiada para ansiedade

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Meditação guiada para ansiedade

Olá, seja bem-vindo a sua meditação guiada para ansiedade. Talvez existam momentos em que o sentimento de ansiedade parece ser tão grande que toma conta do seu ser, nesses momentos é comum você se sentir refém das sensações e dos pensamentos que a ansiedade provoca.

Através dessa meditação, eu vou te dar ferramentas incríveis para você controlar esse sentimento no seu dia a dia e vou te mostrar que o poder está nas suas mãos.

Sente-se em uma posição confortável e feche os olhos. Inspire profundamente pelo nariz, e solte o ar pela boca, lentamente. Mais uma vez. Inspire, expire. O ar entra pelo nariz, e sai pela boca.

Procure perceber o seu corpo, os locais que podem estar tensos, e vá aos poucos relaxando conscientemente essas tensões a cada expiração… Isso, sinta que o corpo vai relaxando, mais e mais.

tela da meditação guiada para ansiedade do zen app

Volte a respirar pelas narinas, mas ainda de forma lenta e consciente, e perceba que a sua mente também vai naturalmente se acalmando, como se repousasse a atenção nesse processo natural da sua respiração, no ar entrando e saindo.

Pensamentos podem vir a mente, é normal, mas deixe que eles venham e vão. Simplesmente volte seu foco mental para a respiração, para o ar entrando, e saindo… Nesse momento, nada mais importa, apenas respire.

A respiração é uma ferramenta poderosíssima para controlar a ansiedade. Quando estamos ansiosos nossa respiração é superficial, e nosso corpo fica tenso.

Quando respiramos profundamente por algumas vezes, focando nossa atenção na respiração, o corpo relaxa, a mente aos poucos se aquieta… Inspire, expire…

Agora, coloque sua mão direita sobre seu peitoral e a esquerda sobre seu abdômen. Inspire profundamente, procurando concentrar sua respiração na região abdominal, elevando apenas sua mão esquerda.

Isso, inspire expandindo bem o abdômen, como se estivesse enchendo um balão na sua barriga, e então solte o ar, contraindo. Tenta fazer com que a mão direita não se mexa, não inflando o peito, apenas expandindo o abdômen.

Se você estiver com dificuldades, saiba que é completamente normal, afinal a maioria das pessoas não está acostumada a respirar desta maneira.

Mas a região abdominal é responsável por 60% da nossa capacidade respiratória, ou seja, conseguimos inspirar muito mais profundamente através do abdômen do que através do tórax.

Ou seja, inflando o peito e elevando os ombros, como fazemos normalmente. Assim, a respiração abdominal traz uma sensação maior de calma, contribuindo muito para diminuir a ansiedade.

Para que você consiga controlar sua ansiedade, é fundamental que você preste mais atenção na sua respiração e tente praticar a respiração abdominal no seu dia a dia, quando estiver tomando banho, caminhando, fazendo suas atividades, você vai ver a diferença.

Agora, você pode repousar novamente as mãos sobre as coxas, e vamos dar juntos um último passo para dar adeus a sua ansiedade, com uma técnica incrível de respiração.

Essa técnica é chamada de respiração quadrada, pois o ciclo respiratório é dividido em 4 etapas. Você inspira por 4 segundos, segura o ar por 4 segundos, expira por 4 segundos e fica sem ar por 4 segundos.

Pode parecer difícil de início, mas é bem simples. Vamos testar uma vez, eu te guiarei com o tempo de cada etapa. Inspire lentamente, 1, 2, 3, 4. Agora segure o ar, 1, 2, 3, 4. Isso, Expire lentamente, 1, 2, 3, 4. Fique sem ar, 1, 2, 3, 4.

Tudo bem se você teve dificuldades, com a prática fica mais fácil, é só ter persistência. Esse exercício desacelera os batimentos cardíacos e ajuda muito a reduzir a ansiedade. Vamos fazer mais uma vez? Inspire lentamente, 1, 2, 3, 4. Retenha o ar, 1, 2, 3, 4.

Expire lentamente, 1, 2, 3, 4. Mantenha sem ar, 1, 2, 3, 4. Isso, sempre que a ansiedade começar a crescer dentro você, faça essa técnica por pelo menos 3 minutos, e você verá ela diminuindo, diminuindo, até que ela não atrapalhe mais sua vida.

Parabéns, você completou a sua meditação. Lembre-se que a pratica leva a perfeição, então faça mais vezes comigo essa meditação, e você terá em suas mãos o poder total de controle sobre sua ansiedade.

Quando quiser, vá ouvindo melhor os sons a sua volta, mexendo os dedos das mãos, dos pés, e abrindo os olhos.

Aproveite para conferir: Como aliviar a insegurança

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!