Gestão de saúde mental: como começar de modo descomplicado

Por Victória

Tempo de leitura: 2 minutos

São inúmeros os desafios que gestores de empresas – sejam elas grandes, médias ou pequenas – enfrentam. É preciso otimizar processos e garantir que tudo esteja dentro do esperado. 

E, vamos combinar, tudo é muita coisa. 

Entre tantas preocupações, muitas vezes questões importantes são deixadas de lado ou por darem resultado a longo prazo ou teoricamente não impactarem os indicativos mais importantes. É assim que a gestão de saúde mental da equipe é deixada de lado ou sequer iniciada. E, consequentemente, uma série de questões ligadas à produtividade e o absentismo, por exemplo, surgem. 

A gestão de saúde mental é um passo importante.

E você, talvez, já saiba disso. Pois aqui no blog do Zen App, nós já falamos sobre como dialogar sobre a saúde mental é falar com absolutamente todo mundo. E também já trouxemos motivos dados pela OMS para investir nessa área.  Mas aí, surge a questão: 

Como iniciar a gestão de saúde mental na minha empresa?

Afinal, além deste ser um tema delicado ele vem carregado de tabus. 

Por isso, a nossa sugestão para quem quer começar a cuidar da saúde mental das equipes é iniciar abrindo diálogo. Não existe outra maneira: é preciso falar e criar um ambiente em que a outra ponta se sinta segura para fazer o mesmo e mostrar fragilidade. Neste sentido, é necessário pensar em duas vertentes:

  • Preparo dos líderes – para que não haja preconceito e que saibam lidar com as possíveis demandas;
  • Educação dos colaboradores – para que saibam identificar quando algo não está bem e sintam-se confortáveis em pedir ajuda; 

Isso pode ser feito através de workshops, palestras e eventos temáticos. O time do Zen App, por exemplo, desenvolve apresentações e práticas para colaboradores e usuários de seus parceiros (como Gympass e Betterfly). O objetivo é sempre ter um conteúdo informativo e esclarecedor e, ao mesmo tempo, que não se tornem massante e óbvio para quem assiste. Por isso, é comum fazermos aulas de yoga ou meditação. 

“As ações buscam conscientizar e, ao mesmo tempo, ser uma pausa gostosa para quem participa”, comenta Veridiana Julião, assistente de conteúdo do Zen. “Assim há uma maior participação e permanencia”, completa.

Ainda nessa etapa, é importante que líderes sejam educados para boas práticas com seus times. Não há saúde mental em ambientes permeados por medo, cobranças e práticas abusivas. São pontos importantes de verificar, por exemplo, a quantidade de horas extras praticadas pela equipe. É necessário que haja equilíbrio entre vida profissional e pessoal e tempo para o descanso. 

Aliás, incentivar pausas é outro ponto simples de ser implementado e que já fará diferença. 

Para além disso, é válido adicionar ao plano de benefícios cuidados voltados para a saúde mental e atividades físicas. E estar sempre atento ao que os colaboradores estão achando dessas ações e o que gostariam de mudar.

Soluções não humanas

Já mudou a cultura organizacional, mas sente que ainda existe uma resistência entre seus colaboradores? Talvez, o próximo passo seja oferecer soluções não humanas como uma “quebra” desta barreira. 

Para muitas pessoas, a grande questão com a terapia, por exemplo,  é olhar nos olhos de um profissional e falar. Por isso é comum que optem por consultas online ou prefiram começar com soluções de autoconhecimento como a meditação ou outras atividades mais introspectivas.

Clique aqui para entender melhor sobre soluções não humanas. E, se acaso quiser saber mais, o Zen App tem uma solução de fácil implementação para empresas e um time pronto para te ajudar nesse desafio. Conte com a gente 🙂  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!