O que é gestão de estresse e como meditar pode ajudar?

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Antes de mais nada, solte a língua do céu da boca e afaste os ombros das orelhas. 

Esses são sinais físicos, e quase unânimes, da tensão e estresse que acumulamos no nosso corpo durante os dias. E, apesar de não nos darmos conta, isso é extremamente comum. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das pessoas são estressadas. Por isso, não foi difícil prever que você provavelmente estaria assim. 

O estresse é mais comum do que imaginamos. 

E também é muito nocivo à nossa saúde, pois influencia diretamente no funcionamento do nosso organismo – desde a pele até problemas cardiovasculares e a saúde mental. 

Por isso, é importante buscar mecanismos que nos ajudem a controlar os ânimos. 

Então, hoje vamos falar sobre gestão de estresse 

Ao falar sobre estresse, precisamos ser realistas. Não tem como eliminá-lo totalmente. Uma vida plenamente calma e serena é uma utopia. O que podemos e devemos fazer é buscar maneiras de gerir e, assim, evitar os picos e o acúmulo. 

Isso vale tanto para a sua vida pessoal quanto para equipes de trabalho. Se acaso você é gestor ou trabalha com RH, precisa se atentar a gestão de estresse. Mas, em ambos os casos, a dinâmica é a mesma: reencontrar o eixo quando sentir que está perdendo o controle e, tão importante quanto, no dia-a-dia fazer atividades que te ajudem a melhorar o humor. São bons exemplos:

  • Meditar
  • Usar técnicas de respiração
  • Manter contato com a natureza
  • Fazer pausas 
  • Atividades manuais
  • Participar de atividades fora do ambiente de trabalho
  • Praticar uma atividade física que te dê prazer
  • Tirar férias 

Em um resumo, é importante que você faça parte do seu dia. E não foque apenas nos compromisso de trabalho e nas questões da casa e família. Já para quem é gestor, o mais importante é mostrar aos colaboradores que eles são importantes e que a empresa se preocupa com o bem-estar de cada um. 

Tanto através de benefícios quanto com um diálogo aberto sobre o tema. 

Poder calmante da meditação

Já que citamos a meditação, vale explicar como ela vai te ajudar a ser mais calmo. 

Para começar, meditar nos ajuda a ter mais autoconhecimento. O que significa que fica mais simples perceber tanto quando nossos ânimos estão prestes a mudar quanto saber o que nos tira do sério. Só isso já é um grande passo quando o assunto é a gestão de estresse. 

Mas, inúmeras pesquisas relacionam a meditação a outras duas questões importantes: 

  • Melhora do sono
  • Queda nos níveis de ansiedade 

Isso acontece porque a meditação impacta diretamente o nosso sistema nervoso parassimpático que, entre outras coisas, atua na diminuição da frequência cardíaca.

Respirações para combater o estresse

Nem sempre é possível parar tudo para meditar. O que não significa que você não possa usar os benefícios calmantes da meditação no seu dia-a-dia. 

Quando o estresse surgir, busque respirar com consciência por alguns instantes. De certo modo, isso também é meditar. Afinal, os pranayamas (exercícios de respiração) é um dos pontos importantes da prática meditativa e é  comprovado que o modo como respiramos impacta diretamente todo o funcionamento do nosso organismo. Para acalmar os ânimos ou diminuir os sintomas da ansiedade, nós indicamos duas respirações: 

Chandra Bedhana
Você só precisa inspirar com a narina esquerda e, em seguida, expirar com a narina direita. Esse exercício diminui a ansiedade e a tensão.   

Nadi Shodana
Também conhecida como respiração das narinas alternadas, essa é uma opção bem simples. Basta inalar e exalar alternando as narinas. Ou seja, você tampa a narina esquerda e inspira com a direita e, em seguida, tampa a direita e exala com a esquerda. 

Se tiver dúvidas, clique aqui e assista a professora do Zen App, Veridiana Julião, explicar como fazer os exercícios.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!