Filmes que falam sobre saúde mental: 5 opções para assistir hoje

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Saúde mental, em teoria, é um assunto que faz parte das nossas vidas. 

Afinal, assim como precisamos cuidar da saúde física todos os dias praticando atividades físicas, bebendo água, com alimentação correta, por exemplo, a nossa mente também necessita de cuidado. Mas, às vezes nós nos esquecemos dela e de sua importância. Ou simplesmente não entendemos a necessidade desse cuidado, visto que pouco ouvimos e falamos sobre. 

Quer dizer… tem muita gente por aí falando de saúde mental. 

No cinema, por exemplo, vira e mexe roteiros são baseados neste assunto. Se acaso você quer assistir alguma coisa hoje, essas são opções de filmes que falam sobre saúde mental e estão disponíveis no streaming. 

Filmes que falam sobre saúde mental

1. Cisne Negro

Talvez você já tenha assistido ao filme estrelado por Natalie Portman e Mila Kunis e não tenha percebido, mas o drama fala (e muito) sobre saúde mental. Em resumo, somos apresentados à rotina de uma bailarina profissional que vive sob pressão intensa. 

O que a adoece mentalmente.

Em 2011, pouco se falava sobre burnout. Mas, ao reassistir à obra dá para perceber que o trabalho afetava a bailarina em níveis compatíveis com essa e outras doenças mentais.

Onde assistir Cisne Negro: Star+ e Apple TV+

2. Divertida Mente

Lançado em 2015 pela Pixar, Divertida Mente já se tornou um clássico quando pensamos em filmes sobre saúde mental. Afinal, a animação retrata de modo leve um assunto complexo. 

+ Mudança de hábitos: como transformar hábitos sem sofrimento 

Se acaso você nunca assistiu, o filme mostra o funcionamento da mente de uma garotinha de 11 anos. O cérebro é, na verdade, um painel de controle comandado pela Alegria que precisa gerenciar o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. De modo simplificado, assistir ao filme nos ajuda a entender como todas as emoções são importantes e necessárias.

Aliás, a sequência já foi confirmada e nós falamos aqui sobre o que dá para esperar da sequência que vai nos apresentar, entre outros sentimentos, a cara da ansiedade.

Onde assistir Divertida Mente: Disney+

3. Gilbert Grape – aprendiz de sonhador

O filme que rendeu a primeira indicação de Leonardo Dicaprio ao Oscar é um clássico do cinema e, também, um clássico filme que fala sobre saúde mental.

Num resumo rápido, o filme conta a história de uma família que sofre por problemas de saúde mental. O pai comete suícidio, o que leva a mãe a um quadro severo de depressão. Gilbert (interpretada por Johnny Deep) acaba ficando responsável pelo irmão mais novo, Arnie (Leonardo DiCaprio) que vive no espectro autista.

Onde assistir Gilbert Grape – aprendiz de sonhador: Amazon Prime  e HBO Max 

4. Clube da luta

Outro clássico, tanto do cinema quanto da literatura, Clube da Luta nos apresenta a um homem que por conta de sua depressão sofre com uma insônia severa. Durante um voo, ele conhece um homem que se torna seu grande amigo e juntos eles fundam o Clube da luta. 

+ Inteligência Emocional: o que é e como desenvolver

A primeira regra do clube da luta é: não fale sobre o clube. Por isso, falar mais do que isso seria dar spoiler e nós não queremos estragar a sua experiência! 

Onde assistir Clube da Luta: Netflix e Amazon Prime (o ebook também está disponível para assinantes Prime)

5.  Nise: O Coração da Loucura (2016)

Nacional, o filme estrelado por Glória Pires conta a história real de Nise da Silveira. A mulher que revolucionou a psiquiatria no Brasil ao, em 1944, propor o fim dos procedimentos de eletrochoque e lobotomia em pacientes com esquizofrenia. Dando vez a um tratamento humanizado. 

Onde assistir Nise: O Coração da Loucura: Star+

Por que pautar a saúde mental é importante?

Se acaso você está se perguntando a importância de filmes que falam sobre saúde mental sob as mais diferentes óticas – desde desenhos até baseados em fatos reais –  é simples: precisam acabar com o estigma sobre o tema. 

“O estigma é, basicamente, a forma como a sociedade vê algo ou alguém. De modo geral, eles tendem a ser carregados de preconceitos e falta de informação e são prejudiciais”, comenta a psicóloga do Zen App, Maíra Bergo. 

De acordo com ela, quando o assunto é a saúde mental, são inúmeros os estigmas. E, de modo geral, eles afetam a sociedade como um todo. A OMS alerta que os efeitos são, principalmente, o medo da má impressão e exclusão social. O que, para a psicóloga, afasta a população dos cuidados e até mesmo dos tratamentos. Falar abertamente sobre saúde mental, seja em filmes, livros ou entre amigos, é uma forma importante de normalizar o assunto. 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!