Mudança de hábitos: como transformar hábitos sem sofrimento 

Por Zen App

Tempo de leitura: 3 minutos

Beber mais de 2L de água. 

Praticar uma atividade física regularmente. 

Ler um livro por mês. 

São inúmeras as mudanças de hábitos que, eventualmente, nos propomos a fazer. Em comum, costumam ser coisas que parecem simples… mas se tornam um grande desafio assim que tentamos inseri-las na rotina. Uma dificuldade que, como explica a psicóloga do Zen App, Débora Vilela, não é à toa:  

“Geralmente é difícil inserir hábitos na rotina por alguns motivos, entre os quais está o fato de que para tornar algum comportamento um hábito é preciso tempo, constância e disciplina. E a gente tende a querer algo instantâneo, desistimos quando erramos no meio do percurso”. 

Neste sentido, segundo ela, o primeiro passo para qualquer mudança de hábito é entender que vamos errar, não faremos 100% o tempo todo. 

Mas, esse não é único segredo para transformar hábitos sem sofrimento 

É preciso criar metas e planos de ação adequados à realidade. 

Então, se você é uma pessoa que praticamente não bebe água no decorrer do dia, por exemplo, não adianta decidir que a partir de amanhã vai consumir 4 litros. Seu objetivo final pode ser esse, mas antes tente tomar uma garrafa inteira. Quando estiver habituado, tome duas e assim por diante. 

“Mais do que a vontade, a disposição, também é importante saber sobre organização, planejamento, gestão de metas e autorregulação emocional”, comenta a psicóloga. 

O último tópico, ela salienta, é importante para sabermos lidar com a frustração diante dos erros e seguir em diante. Outros pontos importantes na busca por novos hábitos são: 

1. Saber suas prioridades e limites

Às vezes, tomamos a decisão de mudar de vida de um dia para o outro. Num combo só vem o desejo de se alimentar melhor, voltar a estudar, praticar atividades físicas… está tudo bem querer mais de uma coisa. Mas, para facilitar a mudança, o ideal é ir por partes. 

Qual a sua prioridade nesta lista? Quanto dessa prioridade é possível? 

Se acaso você quiser meditar todos os dias, por exemplo, entenda quanto tempo você consegue permanecer numa prática meditativa. Se são cinco minutos, não tente 30. 

2. Torne o novo hábito prazeroso

Ninguém gosta de fazer coisas chatas. Então, porque você quer inserir na sua rotina algo que não gosta? Busque tornar os novos hábitos divertidos, um escape para a sua rotina.

+ Autoamor: pequenos hábitos diários para inserir autoamor na rotina

Se quer comer mais saudável, que tal assistir vídeos de receita e tentar criar um tempo de qualidade preparando sua comida? Associar o novo hábito a algo positivo vai te ajudar a não esquecê-lo no dia seguinte. 

3. Perceba os pequenos avanços

A autocobrança é, muitas vezes, algo que mais nos atrapalha do que ajuda. 

Na sua jornada em busca de novos hábitos, é importante perceber os avanços – mesmo que pequenos. Para quem passava 5 horas diárias no celular, diminuir esse tempo para 4 já é algo incrível. Pense na metade do copo cheio, e não na metade vazia. 

Desafio para transformar hábitos

Para além dessas dicas, o Zen App acaba de lançar um novo programa: o Desafio para transformar hábitos que visa te ajudar na missão de mudar hábitos. No total, a curadoria tem 15 conteúdos centrados em trabalhar a concentração, foco e repetição.

“Os conteúdos foram selecionados para despertar identificação, acolhimento e incentivo para vivenciar as transformações de uma época do ano em que as pessoas costumam fazer balanços, reflexões e novos projetos. E que, muitas vezes, percebem e se cobram pelo que não foi feito”, comenta Veridiana Julião, professora de meditação do Zen.

zenwellness.com.br - como transformar hábitos sem sofrimento 

Ainda segundo explica, os conteúdos visam ajudar os participantes do desafio a conseguirem repensar alguns comportamentos, tirar metas do papel e transformá-las em hábito ao mesmo tempo que os ajuda a inserir a própria meditação na rotina. 

“Temos algumas variações de permanência, para que o desafio acolha  desde o participante que eventualmente quer algo instantâneo até quem tem interesse por um conteúdo mais aprofundado, apresentado por um profissional da área da saúde, por exemplo”. 

A instrução é que cada faixa seja ouvida em um dia, de modo a meditar diariamente por duas semanas. Mas, Veri alerta: se acaso não houver identificação com alguma das meditações, ouça novamente a sua preferida. 

Nas duas semanas de lançamento, os participantes podem entrar no grupo do WhatsApp do Zen para receber incentivo sobre mudanças de hábitos. Após o desafio, o grupo seguirá aberto para quem desejar ingressar nessa comunidade 😀  

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

POR UMA VIDA MAIS ZEN
Dicas, inspirações
e novidades!
Experimente o zen por 7 dias
grátis!
Quero testar!